Câmpus Canoinhas realiza primeira formatura do Programa Mulheres Mil

 

No último sábado (13) o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou a primeira formatura do Programa Mulheres Mil. O evento foi realizado no Clube Laffayette e contou com a presença de 400 pessoas, entre formandas, familiares, amigos, servidores do câmpus e autoridades.

 

Das 100 mulheres que iniciaram o curso, 98 participaram da cerimônia de formatura, que contou com a presença do prefeito de Canoinhas, Beto Faria, do tenente coronel da Polícia Militar, Mario Erzinger, e da coordenadora do Programa Mulheres Mil no IFSC, Ania Tamiles da Silva. O programa é formado por duas etapas: a primeira de introdução, onde são abordadas questões como cidadania e direto da mulher, e a segunda onde as alunas tem acesso a um curso de qualificação profissional, no caso, Processamento de Alimentos.

 

Em seus discursos, as formandas Marli Guimarães e Silvia de Oliveira destacaram como foi gratificante participar do curso e como se sentiram valorizadas no IFSC. "Quando chegamos aqui, muitas de nós éramos tímidas, estávamos com medo do que viria pela frente. Mas logo todo o receio e vergonha passaram, pois fomos muito bem acolhidas, deram-nos muita atenção, carinho, fizeram nos sentir importantes e respeitadas na escola", revelou Marli.

 

Silvia relatou como o programa fez bem para a autoestima das alunas. "É certo que todas nós saímos mais fortes daqui. E entendemos que não somos melhores nem piores que ninguém, somos apenas gente, somos iguais, somos mulheres. Somos mais que dez, mais que cem, somos mil!",

 

Para a coordenadora do programa no IFSC, essa formatura significa o quanto o Mulheres Mil foi importante na vida das alunas. “Representa o poder que existe dentro da mulher quando ela percebe que tem potencial para mudar sua situação de vida e de suas famílias. A partir do despertar da mulher, do aumento da sua auto estima, do empoderamento, elas passaram a movimentar seus filhos e companheiros, para que continuem ou retornem aos estudos, cuidem de sua saúde, entre outros”, explica Ania.

 

Segundo Ania, o diferencial para o sucesso do programa no câmpus Canoinhas foi o acolhimento  por parte dos servidores de todos os setores. “Eles reconheceram que as alunas fazem parte de um grupo com diversas especificidades e que merecem um carinho especial. Sabemos que muitos familiares dessas alunas hoje são nossos alunos. Quando a dedicação é de todos, os resultados se expressam na permanência das alunas e na nova história que essa mulher irá viver”, revela.

 

AddThis Social Bookmark Button
 
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
  
Encontro de Professores - Câmpus Itajaí

Semana Global do Empreendedorismo - Câmpus Garopaba
 

CPA 2014 - Comissão de Avaliação Institucional

Integra - Implantação dos Sistemas Integrados do IFSC

 
Pronatec
  
Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Desenvolvido em Joomla!