Campanha incentiva produção e consumo de produtos orgânicos

O Câmpus Canoinhas, por meio do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Planalto Norte (Neaplan), aderiu à Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos e realizou uma programação especial, na última terça-feira (6), para trabalhar o tema “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!”. A Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos é organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está sendo realizada em todo país como forma de incentivar a produção, o comércio e o consumo de alimentos sem agrotóxicos e fertilizantes químicos.

As atividades envolveram alunos do próprio IFSC, alunos da escola municipal Achilles Pazda, da comunidade rural do Rio do Pinho, e agricultores de Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Major Vieira, totalizando cerca de 200 pessoas.

Na exposição organizada pelos alunos do técnico em Agroecologia, os visitantes puderam conhecer vários trabalhos desenvolvidos no curso, em especial sobre certificação orgânica e barreira vegetal; caldas no controle de pragas e doenças, conservação do solo e energias alternativas; ervas medicinais e suas indicações (foto); e espécies vegetais utilizadas como adubação verde.

Depois da exposição, os alunos foram encaminhados para o Auditório para assistir ao documentário “O veneno está mesa II", do cineasta Silvio Tendler, que critica o uso de agrotóxicos e mostra alternativas para uma alimentação saudável.

Já os agricultores participaram de uma capacitação sobre microrganismos eficazes, conhecidos como E.M. (efficient microrganisms). Muito utilizados para melhorar a qualidade microbiológica do solo, os microrganismos também podem ser usados no controle de doenças e acelerador do processo de compostagem.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos