Projetos de extensão aproximam comunidade externa do IFSC


Nos meses de setembro, outubro e novembro, os projetos de extensão "IFSC - Química: de portas abertas para a comunidade" e "Circuito de Sustentabilidade" movimentaram as manhãs de terças-feiras do Câmpus Chapecó.

O projeto "IFSC-Química: de portas abertas para a comunidade" teve como objetivo principal aproximar alunos do nono ano de escolas públicas de Chapecó da ciência química, através da realização de oficinas experimentais realizadas no laboratório de química do câmpus, tendo como temática as reações químicas.

Com a realização dos experimentos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos de produção de essências artificiais e corantes sintéticos. “Muitos alunos que participaram das oficinas ainda não conheciam um laboratório de química. Poder apresentar a eles o laboratório e realizar os experimentos contando com a participação dos alunos foi muito gratificante”, comenta o coordenador do projeto, Fabio Machado da Silva
.

A ação de extensão "Circuito de Sustentabilidade" teve como objetivo mostrar alguns dos projetos desenvolvidos pelos atuais educandos do curso de ensino médio técnico em Informática a potenciais ingressantes no curso. Através da extensão, a constante implantação de pequenos campos demonstrativos de sustentabilidade aproxima a escola da comunidade, promovendo educação ambiental e consciência ecológica a jovens e adolescentes que visitam as instalações.

A ação faz parte de um projeto maior que está sendo desenvolvido pelos professores da Oficina de Integração III junto ao módulo V do curso e que foi iniciado em fevereiro de 2017. Segundo o coordenador do projeto "Circuito de Sustentabilidade", Alencar Migliavacca, “a participação dos
educandos do curso neste tipo de ação permite externar atividades de ensino e pesquisa através da construção de conhecimento para solução de problemas reais e contribui para a materialização do currículo integrado e a formação integral de nossos educandos”.

Os projetos de extensão também tiveram como objetivo promover a divulgação do Câmpus Chapecó e de seus cursos para a comunidade escolar externa. Participaram dos projetos três escolas estaduais chapecoenses (Profª Clelia Seganfredo Bodanese, Marechal Bormann e São Francisco) e uma de Nova Itaberaba (Dr. Serafim Enoss Bertaso), a 35km de Chapecó.

Por Comunicação Câmpus Chapecó

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!