Criciúma volta a receber Feira Catarinense de Matemática após 23 anos

Depois de 23 anos, Criciúma voltará a sediar uma edição da Feira Catarinense de Matemática. O evento, que está marcado para setembro, deve trazer à cidade cerca de 600 estudantes e professores de todo o Estado, além de atrair o público interessado em conhecer aplicações da Matemática em nosso cotidiano.

Em sua 33a edição, a Feira Catarinense de Matemática reúne trabalhos de estudantes de escolas públicas e particulares, de todos os níveis, com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática, socializar experiências pedagógicas e incentivar a inovação nos currículos escolares. Podem se inscrever alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Profissionalizante, Educação Superior, Educação Especial, professores e também público em geral.

A comissão organizadora local é formada pelo Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC), Gerência Regional de Educação (Gered), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e Secretaria Municipal de Educação. Nesta quarta-feira (10), o professor de Matemática do IFSC, Bazilicio de Andrade Filho, a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Scheila Serafim, e a supervisora de gestão escolar da Gerência Regional de Educação, Andreia Custódio Lino, visitaram os jornais de Criciúma para divulgar a Feira.

A última vez que Criciúma sediou a Feira foi em 1994. Na região, a última edição ocorreu em Tubarão, em 2001. Bazilicio relata que o “movimento” em torno das feiras de Matemática foi retomado no ano passado, com a realização da etapa regional da feira em Criciúma, que também não acontecia há cerca de 20 anos. Na ocasião, mais de 60 estudantes apresentaram seus trabalhos no Cedup Abílio Paulo.

“A Feira valoriza o ensino de Matemática, proporciona o intercâmbio de experiências e ainda promove a cultura local, na medida em que ocorrem diversas apresentações artísticas durante o evento. Os alunos podem ver a Matemática aplicada na prática, o que desperta maior interesse na aprendizagem. Já os professores podem conhecer novas metodologias de ensino e trocar experiências com outros colegas”, explica o professor.

A Feira Catarinense de Matemática será realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no pavilhão de exposições José Ijair Conti. Serão selecionados 150 trabalhos de alunos de todo o Estado, o que trará a Criciúma cerca de 300 estudantes, 150 professores e 150 avaliadores, além do público visitante do evento.

Feira Regional

Os trabalhos da Feira Catarinense de Matemática serão selecionados nas feiras regionais. Em Criciúma, a quinta edição da Feira Regional de Matemática será realizada no dia 9 de agosto, no ginásio do Cedup Abílio Paulo.
As inscrições para a Feira Regional estão abertas até o dia 31 de maio. Podem participar alunos e professores de todos os níveis de ensino das escolas da rede pública e particular da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Os cinco melhores trabalhos serão selecionados para a Feira Estadual.

A inscrição deve ser feita pelo endereço: http://bit.ly/FeiraMatCriciúma. Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no regimento da Feira.

Por Daniel Cassol | Jornalismo IFSC

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos