Alunos compartilham experiência de projeto em websérie

Criar um aplicativo que traga informações aos universitários da Grande Florianópolis, principalmente os que vêm de outras cidades para fazer um curso superior na região. Este é o objetivo da Inside Enteprise, empresa fictícia criada pelos alunos da oitava e última fase do curso técnico integrado em Telecomunicações do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A criação da empresa faz parte da disciplina do projeto integrador, em que os estudantes aliam os conhecimentos das disciplinas técnicas para sair do esquema clássico de sala de aula, tendo a oportunidade de trabalhar como se fosse em uma empresa real, enfrentando as dificuldades e desafios, como a competição e o trabalho em grupo.

Os alunos foram divididos em equipes e receberam cargos e responsabilidades dentro da empresa. O gestor empresarial, Silney de Aquino, conta que a ideia do aplicativo - que será chamado de "Guia de Sobrevivência do Universitário" - surgiu de uma necessidade percebida por ele nos grupos de estudantes nas redes sociais. "Nós percebemos que as pessoas têm dificuldades para encontrar eventos acadêmicos, residência para moradia e opções de entretenimento. Vamos tentar, com nosso aplicativo, trazer soluções práticas para este público específico", diz.

Experiência compartilhadas

Silney conta que todo o trabalho de criação do aplicativo, que vai acontecer nos meses de maio e junho, será compartilhada na Websérie "Construindo Sonhos em 2 meses", com vídeos que serão publicados no canal do YouTube da empresa. "vamos dividir nossa experiência para estimular outros jovens, que tenham alguma ideia inovadora, a colocá-las em prática", explica.

Estão previstas três publicações de vídeos por semana, sempre às terças, quintas e aos sábados. O primeiro episódio está no ar e pode ser conferido abaixo:

Laçamento do aplicativo

O lançamento do aplicativo "Guia de Sobrevivência do Universitário" está previsto para acontecer no dia 27 de junho, às 19h, no auditório da Reitoria do IFSC. Para a ocasião, serão convidados empresários do ramo de tecnologia que tenham interesse em investir em ideias inovadoras. Já no dia 29 de junho, às 16h, será realizado o lançamento no auditório do câmpus São José, com apresentação voltada para alunos que irão passar pela experiência do projeto integrador nos próximos semestres.

A equipe esta organizando outras duas apresentações, ainda sem datas definidas. Uma delas será na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), e outra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em eventos voltados para o público alvo da empresa, jovens universitários e empreendedores.

Para acompanhar o trabalho dos estudantes, você pode seguir o Facebook, o Instagram, o canal do YouTube, além do site da Inside Enterprise.

Por Comunicação do Câmpus São José

Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui

Cadastro de interesse

Observatório de egressos