O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Equipe de Radiologia classificada para Desafio IFSC de Ideias imprime ossos em 3D

PESQUISA Data de Publicação: 30 ago 2018 14:29 Data de Atualização: 30 ago 2018 14:35

A equipe Printing Life 3D, do aluno de Radiologia Leonardo Cristtopher da Silveira, está participando do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras com uma proposta que ajudará médicos (inclusive veterinários) e professores e estudantes da área da Saúde. Trata-se da impressão em 3D de estruturas ósseas. Essas impressões podem ser utilizadas por profissionais da saúde para análises cirúrgicas e também para o ensino, e são feitas a partir de imagens de tomografia.

De acordo com o professor Matheus Savi, também do Câmpus Florianópolis, em Santa Catarina esse serviço é feito somente sob demanda em lugares que fazem impressão 3D, mas não há uma empresa especializada nessa área. “Atualmente, estamos fazendo o modelo de uma coluna de uma menina. O médico disse que, tendo a impressão, o tempo de cirurgia pode ser reduzido em até três horas”, explica. Outra vantagem, de acordo com o professor, é que os atuais modelos anatômicos não são feitos para interagir. “Pretendemos criar formas de interação, especialmente para o ensino”, diz Savi.

Para o agora sócio da Printing Life 3D, a estrutura e o ensino oferecidos pelo câmpus foram o pontapé para que ele decidisse empreender. "Eu sempre gostei de empreendedorismo e, a partir do meu envolvimento no projeto de pesquisa com o professor Savi, comecei a me identificar com processos de gestão e de inovação na área da Radiologia. Isso me motivou a participar de um concurso de inovação do Sebrae no ano passado, no qual fiquei classificado entre os 25 finalistas. Esse foi um grande incentivo para que fosse constituída a Printing Life 3D”, conta Leonardo. “O IFSC foi fundamental no processo de criação do produto, pois me proporcionou o contato com a tecnologia de impressão tridimensional inicialmente por meio da participação em um grupo de pesquisa da Radiologia. Sem a estrutura tecnológica do câmpus e os conhecimentos do professor Matheus eu não teria contato com a impressão 3D e certamente não conseguiria desenvolver esse produto".

"Estamos fazendo contato com o Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais da Reitoria com o objetivo de encubar a nossa empresa aqui no câmpus. A ideia é reverter um percentual dos valores arrecadados pela empresa em favor do IFSC para fomentar outros projetos de pesquisa da instituição", finaliza Leonardo. 

PESQUISA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.