O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Palhoça Bilíngue lança concurso para escolha de nome e sinal da sua mascote

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 ago 2018 14:35 Data de Atualização: 30 ago 2018 15:15

Com o objetivo de difundir a cultura surda e interagir com a comunidade acadêmica e externa, o Câmpus Palhoça Bilíngue promove o concurso “Meu nome, meu sinal”. A iniciativa para dar uma identidade à mascote da instituição vai acontecer em dois momentos: alunos e servidores do câmpus sugerem os nomes, e após a escolha de três propostas, o vencedor será escolhido por meio do voto popular. 

A personagem, criada pelo Técnico de Laboratório em Ilustração e Animação, Diego Urrutia, já vem sendo utilizada em materiais institucionais do câmpus, como vídeos, site, postagens no facebook etc. “Já estamos usando a personagem desde o início de 2017, mas as pessoas ainda se referem a ela por meio de apelidos ou como 'a boneca do Diego'. Por isso surgiu a ideia do concurso, para que alunos e servidores tenham a oportunidade de nos ajudar a batizá-la”, explicou Diego.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de setembro, exclusivamente por meio de envio de e-mail para npb.phb@ifsc.edu.br, com a seguinte mensagem no assunto 'Mascote PHB', e no anexo os arquivos onde constam o nome sugerido em português, o vídeo com o sinal em Libras e outras informações, conforme as regras de participação do regulamento do concurso (versões em Português ou Libras). Cada aluno ou servidor pode participar com quantas propostas quiser, desde que a enviem separadamente e que não façam parte da Comissão Organizadora do concurso.

A escolha será realizada em duas fases. Na primeira serão selecionadas três propostas, as quais serão divulgadas em 18 de setembro, e classificadas para a segunda fase do concurso, que consiste na escolha do vencedor por meio de voto popular. O período de votação será de 18 a 24 de setembro (até as 12h), nos canais oficiais da instituição (site e Facebook), sendo aberto a toda a comunidade.

A proposta vencedora será aquela que obtiver o maior número de votos, sendo conhecida durante as comemorações do aniversário de entrega do câmpus à comunidade e do dia nacional do surdo, em 26 de setembro. O vencedor ganhará um certificado de participação no concurso, como 'padrinho ou madrinha' da mascote, pela atribuição do seu nome e sinal, e um troféu.

Os critérios de avaliação a serem adotados na primeira fase são: coerência com as características da mascote, afinidade com a proposta bilíngue do câmpus, representatividade da identidade surda, originalidade e aplicabilidade nos materiais institucionais, devendo o nome proposto ser de fácil pronuncia e grafia.

A Comissão Organizadora do concurso é composta pelo técnico de Laboratório em Ilustração e Animação, tecnólogo em Produção Multimídia e Audiovisual, pela Relações Públicas, por um representante do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), um representante do Grêmio Estudantil e um representante do Centro Acadêmico.

O criador da boneca conta que "se num briefing não está especificada a raça, eu proponho a negra, indígena ou alguma outra etnia, se não está delimitado o gênero, eu sugiro que seja mulher, pois em minhas criações faço o possível para evidenciar questões que pautam alguns debates sociais”, confidenciou Diego.

Veja o vídeo de lançamento do concurso e acesse o regulamento do concurso nas versões em Português e Libras.

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.