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Iniciativa visa diminuir déficit nos quesitos leitura, interpretação de textos e produção textual

ENSINO Data de Publicação: 14 set 2018 09:12 Data de Atualização: 14 set 2018 09:23

Com o intuito de diminuir o déficit nos quesitos leitura, interpretação e produção textual, identificados no público infantil e infantojuvenil, a professora de Língua Portuguesa e Literatura do Câmpus Garopaba, Luana Gusmão, desenvolve o curso de Qualificação Profissional Leitura: teoria e prática - Formação de Formadores. “Cabe a nós professores, buscar formação continuada para mudar esses dados. Os professores devem estar aptos a desenvolver ações que aproximem a leitura e a escrita do cotidiano das aulas do ensino básico”, ressalta ela, que já desenvolvia a iniciativa no Câmpus Caçador. 

Dirigido a professores da rede pública e privada de ensino e a estudantes de licenciaturas e pedagogia, a iniciativa que começou no início de setembro segue até dezembro, com uma turma de 23 docentes. A professora conta que há demanda na região, prevendo outras edições do curso. “Trabalho o inter-relacionamento, concepções de língua e linguagem e suas relações com o processo de leitura, gêneros textuais e o ensino da língua, objetivando a formação de leitores”, relata Luana, que complementa: “são questões teóricas e práticas, através de mini-oficinas”.  

Segundo ela, o próximo encontro agendado para 6 de outubro terá a literatura indígena como foco, e o que será realizado em novembro, a literatura africana. 

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