Equipe Zênite Solar conquista pela 4ª vez seguida o Prêmio de Inovação no Desafio Solar Brasil 2018

PESQUISA Data de Publicação: 18 set 2018 16:14 Data de Atualização: 18 set 2018 16:23

A equipe Zênite Solar recebeu o Prêmio Fernando Amorim para o melhor projeto de inovação tecnológica no Desafio solar Brasil de 2018. Esta é a quarta vez seguida que a equipe conquista esta premiação. A 11ª etapa do Desafio Solar Brasil foi realizada entre os dias 10 a 16 de setembro, na Orla Bardot, Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

“Nossa equipe tem se destacado por apresentar soluções próprias para as diversas necessidades de desenvolvimento dos elementos que compõem o barco solar, e não simplesmente fazer a montagem do sistema a partir da integração de equipamentos comerciais. Atualmente, 100% do sistema eletrônico utilizado no barco solar é desenvolvido pela própria equipe”, disse o professor responsável pelo projeto, Flábio Bardemaker Batista.

O evento contou com a participação de 16 equipes e 18 embarcações, com mais de 400 estudantes e mais de 20 professores, representando os estados do Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além dos 400 estudantes e mais de 20 professores e envolvidos no projeto.

De acordo com Flábio, o projeto que proporcionou a conquista deste título foi o desenvolvimento de uma direção elétrica para o barco solar. A ideia é o tema do trabalho de conclusão do aluno Cezar Dias Parente, do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial, e foi desenvolvida com o auxílio do aluno de Engenharia Mecatrônica Marcos José de Moraes. “O desenvolvimento deste sistema abre portas para a inovação, como por exemplo, a criação de um barco autônomo, ou uma embarcação com piloto automático. Além disso, pode-se aplicar esse sistema para o gerenciamento da energia das embarcações, uma vez que para cada tipo de prova ou percurso pode-se mudar a programação da sensibilidade da direção, permitindo o controle do consumo das baterias. Com a utilização deste sistema, também é possível reduzir o esforço do piloto em provas de longa duração”, explica o professor.

Além do prêmio Fernando Amorim, a equipe conquistou o segundo lugar no rali de barcos solares na categoria livre, vencendo três das seis provas da competição. Uma das provas vencidas foi a prova de sprint, onde o barco da Zênite foi o mais rápido da competição. Outro destaque da equipe do Câmpus Florianópolis foi a prova dos pilotos, na qual o IFSC conseguiu abrir grande sobre os demais competidores. A terceira prova, que foi a mais longa da disputa, também foi vencida pelo time.

Pela Zênite, participaram da competição 13 alunos de diversos cursos do Câmpus Florianópolis, como os cursos técnico em Eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em Construção Civil, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica. A equipe também contou com o apoio de estudantes que não viajaram e, além dos cursos já citados, são do curso de Design de Produto, Engenharia Elétrica, Eletrônica Industrial e técnico em Informática.

“A equipe agradece a todos que a apoiaram, principalmente ao Câmpus Florianópolis do IFSC e a equipe Vento Sul da UFSC. Temos a expectativa de resolver os problemas para o recebimento de mais apoio e já estamos nos preparando para as próximas competições”, finzaliza Flábio.

PESQUISA