O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos apresentam no Sepei 2018 projeto de sementeiras feitas com cápsulas de café

PESQUISA Data de Publicação: 20 set 2018 08:05 Data de Atualização: 20 set 2018 08:11

O Câmpus Chapecó também está no 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018) com 40 alunos e servidores. São eles que apresentam 20 experiências desenvolvidas dentro e fora do câmpus em diversas áreas, como meio ambiente, física, química, automação, robótica e comunicação.

Entre os trabalhos está o desenvolvimento de sementeiras a partir do reaproveitamento de cápsulas de café. Pensando na sustentabilidade, alunos e professores do Ensino Médio Integrado em Informática trabalharam primeiro para coletar as cápsulas e conseguiram 1.523 unidades.

Em seguida, foram discutidos temas de qualidade de solo, germinação, desenvolvimento vegetal e fotossíntese em aulas de Química e Biologia. Depois, os alunos e professores ainda selecionaram o melhor modelo de sementeira e, por último, as mudas produzidas foram plantadas na horta comunitária do câmpus.

“Cultivamos culturas comumente utilizadas em hortas domésticas para selecionar o modelo de sementeira que apresentou melhores resultados de germinação e resistência ao uso e desta forma ser viável para se fazer em casa”, detalham os professores Marcos Maciel, Fábio da Silva e Gerson Witte.

O aluno Evandro Lima começou a se dedicar às cápsulas e sementeiras há um ano. Conseguiu a vaga por se enquadrar no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), exigido pelo IFSC para este projeto. Nesta semana, o estudante do módulo 6 compartilha a experiência no Sepei 2018. “Além de conhecer várias pessoas fora da sala de aula, ao participar do projeto acabei tendo aulas extras de química e artes, que contribuíram bastante para meu aprendizado”, conta.

A aluna Mariana Cintra, também do módulo 6, participa do Sepei e expõe uma continuação do projeto apresentado por Evandro. No caso dela, o foco é explicar sobre uma estufa desenvolvida no Câmpus Chapecó e utilizada para abrigar as sementeiras geradas a partir das cápsulas de café. “Eu amo plantar e mexer com hortas, então isso me motivou muito a participar do projeto desde o início. Também está sendo um grande aprendizado participar do Sepei”.

Deste projeto, também participou o professor de Física Alencar Migliavacca. Foi ele quem ensinou aos alunos sobre o aproveitamento da energia solar e outros processos da construção da estufa.

Projetos do Câmpus Chapecó no Sepei 2018

Comunicação Oral:
-Desenvolvimento de sementeira a partir do reaproveitamento de capsulas de cafe expresso
-Clube da Física difundindo saberes e tecnologias nas escolas chapecoenses - oficinas de arduino
-Estado do conhecimento das produções sobre Proeja no Brasil
-O que rola no câmpus?
-Miniusina didática para produção de biodiesel
-Sistema de supervisão e controle do túnel de vento para ensaios de microturbinas eólicas
-Retrofitting de impressora 3D
-IFSC-química: de portas abertas para a comunidade
-Bancada didática de controle de motor cc
-Helicóptero de bancada
-Estudantes imigrantes: educação, trabalho e lazer
-Radioescola do IFSC Câmpus Chapecó
-Análise das mudanças ocorridas em Chapecó e do processo de reconstrução da Associação Chapecoense de Futebol pós a tragédia aérea de 29 de novembro de 2016
-Os organismos internacionais e a Educação Profissional no Brasil e no México

Pôster:
-Sensibilização e qualificação para o turismo em Chapecó e arredores
-Análise do aço utilizado em um eixo de transmissão fraturado em serviço
-Estudo de isolamento térmico para sistema de transferência de calor em máquina termoformadora de descartáveis plásticos
-Desenvolvimento de estufa para sementeiras de reaproveitamento de cápsulas de café expresso
-As inovações pedagógicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
-Produto educacional na formação do mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

PESQUISA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.