Pular para o conteúdo

Notícias

Grupo de Dança conquista premiação em festival

EXTENSÃO Data de Publicação: 09 out 2018 09:30 Data de Atualização: 09 out 2018 14:44

O Grupo de Dança do Câmpus São Miguel do Oeste garantiu o 2º lugar da categoria juvenil, no Festival Dança Catarina de 2018, na fase microrregional. O evento ocorreu na Escola de Educação Básica São Miguel, em São Miguel do Oeste, e teve a participação de 39 escolas de 18 municípios da rede estadual de ensino de toda a região. O resultado leva as participantes à fase regional, em Xanxerê, nos dias 9 e 10 de novembro.

O grupo do IFSC foi formado a partir de um projeto de extensão, que tem como objetivo principal proporcionar atividades relacionadas a linguagem da dança para a comunidade escolar e externa. É a professora Margarete Gasperin quem coordena as atividades e auxiliou as alunas do câmpus a escolher a música "A carne", de Elza Soares, para realizar uma coreografia que abordasse uma temática consistente: movimentos da dança afro, assim como reflexões sobre cultura, representatividade e racismo.

Margarete ainda conta que essas pesquisas, colocadas no contexto da dança, buscaram comunicar além dos movimentos corporais da dança de origem africana, enfatizar o debate sobre o racismo enraizado nas sociedades, construindo diálogos sobre representatividade, lugar de fala e de lutas sociais que exigem nosso posicionamento.

Para fortalecer a proposta, o grupo também desenvolveu um trabalho de pesquisa visual para chegar a um o figurino com um tingimento de borra de café e tinta de tecido marrom. "Essas cores nos remetem à terra, lembrando da essência do ser e da passagem do tempo", detalha Margarete. Os cabelos foram enrolados, a maquiagem e pintura corporal também fortaleceram para a construção de uma identidade cultural. E cada bailarino ainda carregou consigo uma "Abayomi", que entre seus significados representa o "encontro precioso" e reporta ao encontro com as raízes culturais.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE