O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda para diminuir desigualdades

EVENTOS Data de Publicação: 15 out 2018 19:05 Data de Atualização: 27 ago 2019 16:17

"Ciência para a Redução das Desigualdades” é o tema escolhido da décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento visa aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, estimulando sua curiosidade e discussões, além proporcionar mais conhecimento sobre o assunto, e integra o calendário do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e terá atividades até o dia 21.

Assim diversos câmpus direcionam, essa semana, sua atenção para a SNTC. No Câmpus Florianópolis, o evento inicia na noite desta segunda-feira (15), com concerto da Orquestra. Serão realizados palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, mostras de projetos, comunicações científicas, visitação de escolas, mostra de potencial tecnológico dos cursos, atividades artístico-culturais, entre outras. Nesta edição da SNCT ocorrerão sessões de apresentação de trabalhos na forma oral e pôster, por servidores e alunos do câmpus, vinculados aos projetos realizados nas diversas áreas do conhecimento, com destaques em diferentes áreas.

As exposições começam terça-feira (16), na Praça dos Estudantes, hall da antiga cantina, vão do Bloco Central, hall de entrada, pátios e salas. Haverá oficinas com arduíno, espaço de robótica, visitação a laboratórios, oficinas de empreendedorismo, e diversas atividades, cujas inscrições foram realizadas antecipadamente. Escolas da região também foram convidadas a conhecer o câmpus e toda a sua infraestrutura.

Entre os projetos que devem chamar a atenção dos visitantes estão um carro elétrico, um barco solar e uma cadeira de simulador de jogos. Também serão realizadas feiras de economia solidária e do programa Mulheres Sim. A programação inclui ainda observação astronômica e cinedebate como Núcleo de Estudos e Observação Astrônomica José Brazilício de Souza (Neoa-JBS). Confira aqui a programação completa.

No Câmpus Chapecó haverá programação específica para cada um dos cursos, com palestras, oficinas, minicursos e debates sobre o tema da SNCT.As atividades da Semana Nacional no Câmpus São Carlos iniciam nesta terça-feira (16), com a palestra do professor Túlio Silva de Paula, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na quarta-feira (17), serão quatro palestras ao longo do dia para debater as desigualdades sob quatro aspectos: a distribuição de bens, a luta das mulheres, a preservação do meio ambiente e a distribuição de terra. Veja os horários aqui. Na quinta-feira (18), a SNCT foca as atividades em oficinas e apresentações de projetos mais específicos aos cursos ofertados no câmpus. O evento inicia às 9h e segue até às 17h. No último dia, sexta-feira (19), o evento encerra com a palestra “Caixa como promotora de acesso à moradia digna para contribuir com a qualidade de vida da população brasileira”, com Edson Edir Dick. Confira a programação detalhada do câmpus aqui.

A abertura oficial do evento no Câmpus São Lourenço do Oeste acontece nesta segunda-feria (15), às 19h, no Centro de Eventos. Em seguida, haverá a palestra "O papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na redução das desigualdades", com o professor Paulo Roberto Wollinger (IFSC). O assunto da palestra é baseado no tema geral da SNCT 2018: "Ciência para a redução das desigualdades". A partir das 19h de terça-feira (16), haverá a palestra "Agroecologia e as desigualdades no meio rural"; e "Empreendedorismo social como instrumento para redução das desigualdades econômicas", na quarta (17).

Tanto na terça-feira (16), quanto na quarta-feira (17) e na quinta-feira (18), durante o dia, é possível participar de oficinas, como "Experimentando as tecnologias do futuro" e "Educação financeira na adolescência". As inscrições são pela internet. Confira a programação completa.

Mais atividades

A abertura da SNCT, no Câmpus São Miguel do Oeste, será terça-feira (16), às 7h45, no auditório do câmpus. Em seguida, iniciam palestras, oficinas e mostras científicas espalhadas por toda a estrutura da unidade e voltadas especialmente para alunos de outras instituições de ensino e para a comunidade no geral que quer conhecer o IFSC.

Haverá exposição dos alunos que já realizaram intercâmbio estudantil, também apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. E o público ainda pode escolher e participar de oficinas em dois momentos: na terça-feira, das 8h25 às 9h35, e na quarta-feira, das 13h55 às 15h05. Entre as opções estão "Reações químicas" e "Aplicativos para auxílio na gestão de finanças pessoais". Confira toda a lista aqui.

Para a comunidade, a principal palestra será na terça-feira (16), às 10h, e na quarta-feira, às 15h25, sobre "Sociedade, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", com a professora Mariana de Fátima Guerino; enquanto que para os alunos, o destaque será sobre "O universo profissional", com o professor João Paulo Generoso da Silveira, na quinta-feira (18), a partir das 10h30.

Já no Câmpus Lages, durante a SNCT também acontece a Semana Cultural para promover a diversidade cultural no câmpus e na comunidade externa, com atividades que envolvem música, teatro, gastronomia, literatura, fotografia e poesia.

Confira as programações em https://bit.ly/2CLVfps.

No Câmpus Urupema, haverá diversas atividades abertas ao público, que ocorrerão nas dependências do Câmpus, além da I Feira de Produtores Locais, que ocorrerá na Praça Manoel Pinto de Arruda, quarta-feira (17), no Centro da cidade. A Semana terá ainda diversas oficinas voltadas aos alunos da Escola Estadual Manoel Pereira de Medeiros.

A 3ª Semana Acadêmica do Câmpus Urupema, organizada por alunos e professores dos Cursos Superiores de Alimentos e de Viticultura e Enologia, terá palestras, oficinas, minicursos e visita técnica com profissionais e pesquisadores do ramo da Tecnologia de Alimentos, da Viticultura e da Enologia e também abordará o tema de redução das desigualdades dentro dessas áreas. Além dessas atividades, o evento contará com a 1ª Mostra de Pesquisa & Extensão do Câmpus Urupema, onde serão expostos projetos desenvolvidos pela instituição ao longo do último ano. Os eventos serão encerrados com a atividade Wine Talk, do edital de Protagonismo Discente. A programação detalhada dos dois eventos pode ser conferida na página de facebook.

Um campeonato de robótica vai incrementar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Joinville, a partir desta terça-feira (16). A competição será na modalidade seguidor de linha, nos mesmos moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e está marcada para o dia 17. As equipes devem ter entre dois e quatro integrantes e podem ser formadas por alunos do IFSC e pessoas da comunidade externa.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.