O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos de Mecatrônica organizam competição de robôs de sumô

ENSINO Data de Publicação: 22 out 2018 10:30 Data de Atualização: 22 out 2018 11:02

Alunos do curso técnico em Mecatrônica usaram os conhecimentos em mecânica, elétrica, programação e automação para construir robôs de sumô, preparados para competir entre si durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A atividade faz parte do projeto integrador, uma disciplina do quarto módulo dos cursos técnicos.

Rayon Santos faz parte da equipe responsável pelo robô Bumblebee, nome que faz referência a um personagem do filme Transformers. “É muito gratificante conseguir colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso”, afirma. Os robôs, para avançar à etapa classificatória, deveriam apresentar os seguintes requisitos: peso (1kg), padrão de dimensão (20x20) e aderência das rodas. No total, sete equipes disputaram o torneio. Cada robô recebeu um nome: Zeus, Ultron, Titan, Robsum, Mark, Khan e Bumblebee. 

Todas as equipes enfrentaram-se em um tatame circular. Nos primeiros seis segundos, os robôs deveriam buscar o confronto e, em um minuto (tempo de cada round), começar a disputa, com no máximo três minutos (três rounds) para tirar o adversário da partida. Cada robô é programado anteriormente e possui sensores que identificam a linha do tatame e o adversário. Cada equipe usou estratégias próprias para a disputa e programou-as no robô. 

A equipe vencedora é composta pelos alunos Luiz Henrique Filho, Gregori Klaus, Renan Siqueira e Jonathan Pacheco, com o robô Khan, nome que remete a um guerreiro. Luiz explica que o chassi (estrutura de suporte) foi feito com sucata de computador e a confecção de suportes para os sensores com restos de alumínio coletados na fábrica do câmpus. “Realizar atividades como essa é muito importante, pois, assim, criamos espírito de equipe e competitividade, além de incentivar a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias”, comenta. O segundo lugar  ficou com a equipe Titan e o terceiro com a Ultron. 

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.