O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos de Gastronomia trabalham com chefs internacionais em congresso de Panificação e Confeitaria

ENSINO Data de Publicação: 26 out 2018 16:00 Data de Atualização: 26 out 2018 13:00

Um grupo de alunos, orientado pela professora Mariana Ferreira Martelli, do curso superior de Tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente auxiliaram chefs internacionais durante a 31ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria (Congrepan), realizado no Costão do Santinho, em setembro. 

Os estudantes ajudaram nas oficinas dos franceses Thierry Meunier e Jacques Paulin, do sueco Gunther Koerffer e do brasileiro Rogério Shimura. Eleito duas vezes a melhor baguete de Paris, Meunier apresentou a oficina “Baguete francesa com farinha orgânica” e Paulin, que mora no Brasil e tem uma escola de panificação, a de “Pães Europeus”. 

Koerffer é confeiteiro da rainha Sílvia da Suécia e apresentou a oficina “Confeitaria fina”, enquanto Shimura, que já recebeu o título de padeiro do ano, em 2011, e é diretor do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, ministrou a oficina “Inovação em pães congelados”. No evento, o chef brasileiro recebeu o título de “Melhor Padeiro das Américas” da Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan). 

Disposição para ensinar 

“Passamos três dias com os chefs, aprendendo todas as técnicas, umas que a gente fazia de um jeito mais difícil e eles mostravam um método mais simples. Às vezes a gente tem uma ideia totalmente diferente dos chefes renomados e foi muito legal ver a disposição deles de ensinar tanto para nós”, conta a aluna da 6ª fase, Julyetty da Silva. 

Com temas na programação como marketing digital para vendas, tendências de saudabilidade na padaria e alimentos saudáveis na nutrição, o congresso visa promover negócios entre patrocinadores e congressistas e não é aberto ao público. A chance de os alunos do IFSC participarem é resultado de uma parceria com o IFRS. Professor do curso técnico de Panificação do IFRS, de Porto Alegre, Odoaldo Ivo Rochefort Neto convidou a professora Mariana, com quem já havia trabalhado em outra ocasião, para ajudar no evento. 

“Como escola de formação em panificação e confeitaria, é muito importante para nós do IFSC estarmos envolvidos no maior evento nacional da área e é nesse tipo de evento que os alunos conseguem visualizar o que está acontecendo no mercado de trabalho e quais são as principais tendências. Além disso, é uma forma de mostrar e divulgar o trabalho e os cursos do IFSC”, destaca Mariana. 

O Congrepan é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e ocorre a cada três anos. O tema desta edição foi “alimentação saudável, inovação e produtividade”. Além dos oito alunos e da professora Mariana, as servidoras Giuliana Fraga de Santis e Gleicy Corrêa Nunes Marques também participaram do evento e ficaram no estande cedido ao IFSC para divulgar a instituição. 

Assim como a colega Julyetty, o acadêmico da 6ª fase, Luiz Toshiyuki se impressionou ao ver que “profissionais importantes, de alto nível, eram super simples”. 

“Aprendi que quando você estuda, consegue fazer produtos bons com qualquer ingrediente. Não precisa de uma super farinha, fermento ou manteiga de alta qualidade, sabendo a técnica você consegue  qualquer coisa”, afirma Toshiyuki. 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.