Diversidade de oficinas integra comunidade interna e externa durante Semana de Ciência e Tecnologia

EVENTOS Data de Publicação: 26 out 2018 15:49 Data de Atualização: 26 out 2018 15:55

A diversidade de oficinas oferecidas no Câmpus Xanxerê, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018, chamou a atenção de quem visitou o câmpus entre os dias 22 e 25 de outubro. Entre elas estavam metrologia, soldagem, hortas urbanas, automassagem e teatro. Foi uma maneira de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, fazendo os olhos do público externo brilharem e também de integrar e aprofundar o conhecimento dos alunos do próprio Instituto.

“Quanto mais ensinamos, mais aprendemos. Além disso, participar das oficinas explicando para quem visita nosso câmpus é uma forma de sairmos da nossa zona de conforto, interagirmos com diferentes públicos e fortificarmos nossa oratória”, acreditam os estudantes do Ensino Médio Técnico em Alimentos, Eduarda Brunetto, Kauana Martini e Vitor Hugo De Brito.

Os três alunos do IFSC foram voluntários para explicar experiências na oficina de química, especificamente sobre “Sopro químico e detecção da presença de amido”. Eles terminaram de conquistar a professora Odete Simioni, que ajudou a trazer os estudantes da escola Ari Lunardi, do município de Xaxim.

“Eu tenho uma filha e uma sobrinha que estudam em câmpus do IFSC, então já gosto muito do Instituto. E na nossa escola, em Xaxim, não temos o Ensino Médio, então precisamos apresentar possibilidades aos nossos alunos. E com essas oficinas conseguimos também despertar a curiosidade neles, para que continuem em busca de conhecimento”, reflete Odete.

Os estudantes do Ensino Médio Técnico em Mecânica do câmpus também se voluntariaram para colaborar com o aprendizado de quem visitou a SNCT. “Nós precisamos estudar para explicar aos visitantes, então aprendemos muito”, contam Anderson Pereira, Gian Lorenzatto e João Victor Batistello.

Além da SNCT, o câmpus também realizou a Semana Acadêmica de Mecânica, com oficinas voltadas para a área, como Introdução ao Solidworks e à Usinagem CNC. As palestras também específicas abordaram questões como "Tecnologias no gerenciamento de produtos da empresa Vantec" e "Engenharia de Segurança no Trabalho".

EVENTOS NEWS