O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos esperam resposta para 250 cartas escritas durante ação da campanha Setembro Amarelo

ENSINO Data de Publicação: 29 out 2018 08:02 Data de Atualização: 30 ago 2019 11:17

Aos poucos, os alunos dos cursos técnicos em AlimentosInformática e Mecânica, do Câmpus Xanxerê, começam a receber as respostas das 250 cartas que escreveram e entregaram a outros estudantes e servidores e terceirizados do câmpus. Nas cartas, eles escreveram mensagens de agradecimento e carinho para colaborar com a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Apesar da ação ter sido realizada no mês de setembro, os resultados devem ser sentidos ao longo de vários meses. A professora de Química, Andreia Weber, está escrevendo a resposta para todas as cartas. "Recebi 15 cartinhas. Vou responder todas", confirma. "Confesso que os alunos me surpreenderam muito com as cartinhas, pois nunca imaginei que um professor faz tanta diferença na vida de um aluno. Muitas vezes uma palavra, um abraço, um olhar, um bom dia, um sorriso faz toda a diferença no dia a dia do estudante, conforme foi relatado por alguns alunos nas cartas", conta.

Além de Andreia, outros alunos e diretores, equipe pedagógica, coordenadores, professores, vigilantes e zeladores também receberam cartas e também são convidados a responder, para que o ciclo que iniciou dentro da sala de aula e ganhou todo o câmpus não seja desfeito.

A ideia nasceu na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Com o auxílio da professora Sabrine Weber, primeiramente os alunos estudaram o gênero textual carta pessoal, como previsto nas unidades curriculares. Em seguida, precisaram escolheram alguém do IFSC a quem gostariam de agradecer através de uma carta. "Falamos tanto em crise de afeto, que provoca problemas de relação e consigo mesmo, então senti que as cartas foram um pequeno compartilhamento de carinho", reflete Sabrine.

Para produzir as cartas, a professora provocou os estudantes com a afirmação do poeta inglês John Donne: “nenhum homem é uma ilha”. Ela explica: "Isso quer dizer que afetamos e somos afetados pelas pessoas com quem convivemos. Foi a partir disso que os alunos foram desafiados a escolher uma pessoa do IFSC a quem cada um gostariam de agradecer e que fosse importante na trajetória dentro da instituição".

A aluna Amanda Dall Agnol, do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, gostou muito da ideia. Ela escreveu uma carta e já obteve resposta. E também recebeu duas cartas de amigos próximos. Uma delas, Amanda respondeu com um abraço. A outra carta, Amanda não respondeu, mas percebeu que foi um grande incentivo para a amizade se fortalecer. "Foi uma forma criativa de exercitar um pouco a gratidão que a gente tem pelos outros. É muito bom escrever uma carta falando coisas boas pra alguém e receber outra de volta", acredita.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Iniciou em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.

Em nível de mundo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Porém esse quadro é ainda mais trágico quando a análise recai sobre os jovens. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o suicídio teve um aumento de 20%, constituindo-se na quarta causa mais frequente de morte no grupo com idade entre 15 e 19 anos.

No que tange à região Sul do país, o Rio Grande de Sul, entre os anos de 2000 e 2016, sempre foi líder quanto a esse índice, registrado há dois anos em 10,4 para cada 100 mil pessoas, seguido por Santa Catarina, com 9,7 nessa relação. No Paraná esse número é de 6,8.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.