Inscrições abertas para o programa de intercâmbio do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 31 out 2018 07:30 Data de Atualização: 05 nov 2018 14:20

Alunos dos cursos técnicos e de graduação podem se inscrever até 18 de novembro na nova edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC, o Propicie. Os selecionados embarcarão na primeira quinzena de março do próximo ano para uma temporada de estudos em uma instituição estrangeira na Alemanha, Espanha, Finlândia ou Portugal. Nesta 15ª edição, são 13 vagas, sendo oito para alunos de cursos técnicos e cinco para alunos de cursos de graduação, sendo que há reserva de vagas para ações afirmativas.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, os interessados devem escolher um dos projetos de pesquisa propostos pelas instituições parceiras, descritos nos anexos do edital. Os candidatos devem estar atentos ao cumprimento de todos os requisitos exigidos no edital, como ter mais de 18 anos (ou ser emancipado legalmente), comprovar proficiência em língua inglesa e ter um professor orientador no IFSC para o projeto escolhido.

Os interessados devem ter ainda completado no mínimo 40% da carga horária do curso e ter um coeficiente de aproveitamento acadêmico mínimo de 0,7. No caso de cursos que possuem somente duas fases, o alunove precisa já ter concluído a primeira fase

Faça sua inscrição

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário on-line disponível na página do Propicie. Após a homologação das inscrições, os candidatos farão exame de proficiência em língua inglesa. O resultado final será divulgado em 7 de dezembro. Consulte o edital para conferir as datas de todas as etapas do processo.

Como funciona

Os estudantes selecionados receberão um auxílio financeiro de R$ 2,5 mil mensais, durante três meses, mais R$ 4 mil como auxílio deslocamento. Os contemplados nas vagas reservadas a ações afirmativas receberão também um auxílio de R$ 2,5 mil para outras despesas.

Todas as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto, passagens, passaporte, seguro ou organização de estadia, são responsabilidade do estudante. O IFSC fornecerá carta de concessão de bolsa e solicitará carta convite às instituições parceiras para apresentação junto aos consulados, se necessário.

Os bolsistas terão que enviar relatos quinzenais à Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint). E, no retorno ao Brasil, deverão apresentar elaborar um artigo científico e participar de atividades de socialização de experiência de intercâmbio.

Dúvidas

Para informações detalhadas sobre como participar do Propicie 15, leia o edital completo. Dúvidas podem ser enviadas para assint@ifsc.edu.br ou tiradas pelo telefone /48) 3877 9010.

Blog dos Intercambistas

Quer ver como está sendo a experiência de quem já participou do nosso programa e dos alunos que ainda estão no experior? Acesse nosso Blog dos Intercambistas e leia os relatos.

Na IFSCTV, também é possível assistir a entrevistas com estudantes que já fizeram um intercâmbio no programa Pelo Mundo.

INSTITUCIONAL NEWS