O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos do Câmpus Florianópolis levarão IFSC, pela primeira vez, a competição nacional de carros elétricos

ENSINO Data de Publicação: 09 nov 2018 12:50 Data de Atualização: 09 nov 2018 12:54

Os participantes do projeto IFSC Eco Racing estão se preparando para acompanhar a competição Fórmula Society of Automotive Engineers (SAE) Brasil, que acontece no final de novembro. O objetivo da competição é proporcionar aos estudantes de engenharia uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de um carro elétrico.

Além da prova de corrida, o carro também passa por avaliações estáticas, em que os integrantes da equipe enviam o projeto para a análise de engenheiros da indústria automotiva, elaboram relatórios detalhados sobre os custos envolvidos na produção do protótipo e produzem uma apresentação de marketing. O carro elétrico precisa ser aprovado, ou seja, passar em todos os testes de inspeção técnica (para a segurança tanto do piloto quanto da audiência) antes de participar das provas dinâmicas. 

A equipe do Câmpus Florianópolis é orientada pelo professor Daniel Godoy do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE) e formada por alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Eletrônica, Química e Eletrotécnica. Os 37 membros foram divididos em cinco áreas para o desenvolvimento completo do projeto: PowerTrain, Transmissão, Estrutura, Design e Administração. A ideia de formar uma equipe para participar da Fórmula SAE surgiu em maio deste ano, com os alunos Gabriel Carvalho e Eduardo Centenaro. Desde então, além da equipe, os organizadores também conseguiram o patrocínio de sete empresas para o fornecimento de mão de obra, materiais e soluções para o projeto. 

“Esse ano é totalmente dedicado ao estudo e pesquisa para a gente construir o carro no ano que vem. Nós vamos para a competição para tirar dúvidas, conhecer as outras equipes e fazer o máximo de perguntas sobre como funciona e o que é necessário na construção do carro. Nosso objetivo é no ano que vem já estar com o carro andando e pronto para competir” explica Eduardo. 

Para saber mais sobre o Eco Racing, siga o instagram da equipe.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.