O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Confira o resultado do Encceja 2018

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 12 nov 2018 18:13 Data de Atualização: 13 nov 2018 09:15

Foram divulgados na tarde desta segunda-feira (12) o resultado do Exame Certificador do Ensino Fundamental e Médio (Encceja 2018).

Para conferir o resultado, acesse a área Página do Participante com seu CPF e senha.

O IFSC é credenciado como uma das unidades certificadoras do Encceja para o Ensino Médio. Se você realizou a prova e obteve nota de no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo cinco pontos na redação, pode procurar o Registro Acadêmico do câmpus do IFSC indicado na sua inscrição para obter o certificado do Ensino Médio.

Os documentos necessários são Identidade, CPF e o extrato de desempenho do Encceja, que você pode obter diretamente no site do exame.

Caso você não tenha obtido a nota mínima em algumas áreas do conhecimento, pode gerar sua Declaração Parcial de Proficiência e obter a Certificação Parcial. Na próxima edição do Encceja, pode fazer a prova apenas para as matérias em que ainda não foi aprovado.

Veja mais informações sobre a certificação do Ensino Médio pelo Encceja no IFSC.

Confira os endereços e horário de funcionamento dos câmpus do IFSC.

Saiba mais: o que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Tire suas dúvidas sobre o Encceja no Perguntas Frequentes.

GOVERNO FEDERAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.