O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante do Câmpus Joinville é vice-campeão em evento nacional de robótica

ENSINO Data de Publicação: 13 nov 2018 21:00 Data de Atualização: 13 nov 2018 14:57

A medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) ainda nem chegou e o estudante Bruno Lavanini, do 7º módulo do Ensino Médio Técnico Integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, já comemora os desdobramentos desta conquista. Por conta do excelente desempenho na modalidade teórica da OBR, Bruno se sagrou campeão estadual e foi convidado a representar Santa Catarina no Minicurso de Robótica, na etapa nacional do Robótica 2018, de 6 a 10 de novembro, em João Pessoa, Paraíba. No desafio final do curso, Bruno ficou em segundo lugar e trouxe para casa, além das medalhas de prata e de finalista, o troféu de vice-campeão nacional, o robô que montou e o desejo de organizar uma equipe para participar da modalidade prática no próximo ano.

"Foi muito legal participar do minicurso e aprender a converter o conhecimento da teoria para a prática, ver como funciona o que a gente sabe, o conhecimento que a gente tem", enfatiza Bruno, que voltou animado com a expectativa de continuar treinando o que aprendeu no minicurso na Paraíba. Durante o curso, os participantes, que até então só tinham o conhecimento teórico sobre robótica, tiveram que montar um robô, fazer sua programação usando a linguagem do Arduíno e participar de uma competição na modalidade seguidor de linha, em que os robôs autônomos e dotados de sensores devem seguir um trajeto determinado por uma linha, no menor tempo possível.

O segundo lugar nacional é motivo de orgulho para Bruno, que participou do minicurso junto com o campeão de cada estado, classificados entre os mais de 40 mil inscritos para a modalidade teórica da OBR, somente no Nível 5, destinado aos alunos regularmente matriculados em qualquer série ou ano do ensino médio ou técnico. Para conseguir a classificação, o estudante vem se dedicando aos estudos desde que ingressou no IFSC. "O estudo está dando resultado. Estava me preparando para evoluir", destaca o estudante, que completou sua coleção de medalhas na OBR: bronze em 2016, prata em 2017 e ouro neste ano.

Dividida em duas modalidades - teórica e prática, a OBR objetiva reconhecer e estimular jovens em todo o território nacional às carreiras científico-tecnológicas, identificando talentos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. No Câmpus Joinville, a organização da OBR é feita pelo professor de física, Fernando Guesser, a quem Bruno faz um agradecimento especial. "Ele divulga a ciência com muita paixão e faz de tudo para que os alunos participem de olimpíadas de conhecimento, incluindo diversas aulas de reforço fora de seu período de trabalho. São ações como essas que tem o poder de mudar a vida dos estudantes", elogia.

Além de participar do Minicurso, Bruno aproveitou para acompanhar os demais eventos do Robótica 2018, composta por diversos eventos científicos e de divulgação da robótica, como a Latin American Robotics Competition (LARC) / Competição Brasileira de Robótica (CBR), Latin American Robotics Symposium (LARS) / Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional (WRE). "É um evento bem grande, que tem desde crianças de oito a nove anos aprendendo a programar até o pessoal da faculdade, com robôs megacomplexos", conta o estudante. "Foi muito bom ver a evolução da robótica e como deve evoluir ainda mais nos próximos anos."

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.