O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus fazem programação para marcar o Dia da Consciência Negra nesta semana

EVENTOS Data de Publicação: 20 nov 2018 06:30 Data de Atualização: 19 nov 2018 16:10

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente nesta terça-feira, 20 de novembro, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está promovendo palestras, debates, apresentações culturais, mostras e exibições de filmes, e outras atividades durante a semana.

No Câmpus Florianópolis, a programação contará com falas sobre história da capoeira, gênero, raça e comunicação, mulheres negras na literatura, racismo e liberdade de expressão, e de estudantes negras e negros egressos. 

Também serão realizadas mostras de cartazes anti-racistas, panfletos e zines no hall de entrada, uma oficina de maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-indígena, e o cineclube com exibição dos filmes “Strong Island”, “Rainha”, “Ori Nu - In Search Of Self”, “25 de Julho” e “Selma”. 

Em Araranguá, o grupo Temas Transversais em Educação do câmpus fará debates sobre o papel das cotas na redução da desigualdade e apropriação cultural, visitas a museus, exposições literárias, e promoverá um espaço de diálogo com a comunidade quilombola São Roque, de Praia Grande. Também será exibida uma série de vídeos com alunos e servidores negros respondendo à pergunta “O que você está cansado de ouvir?”. Confira a programação completa.

Já o Câmpus Florianópolis-Continente preparou uma seleção de documentários e vídeos para sugerir aos professores que passem e debatam com os estudantes durante as aulas da semana. “Consciência Negra”, produzido pela IFSCTV em 2016, disponibilizado abaixo; “Zumbi dos Palmares”, da TV Câmara, “Os Africanos - Raízes do Brasil”, do projeto Enraizando, e os vídeos feitos pelo Ministério da Educação “20 de novembro - Dia da Consciência Negra” e pela TV NBR, “Conhecimento, matriz afro brasileira”


O IFSC Florianópolis-Continente fará ainda a 2ª Mostra da Gastronomia Tradicional Brasileira, na quinta-feira, 22, a partir das 10h, no restaurante do câmpus. O evento é direcionado a comunidade acadêmica. 

A programação de terça-feira, 20, no Câmpus Criciúma terá apresentação de percussão, roda de conversa sobre intolerância e exposições de pôsteres. O imigrante Alberisse Roubyanou e a professora de História Michelle Stakonski Cechinel farão uma conversa sobre imigrações contemporâneas. 

Em Jaraguá do Sul, a programação será divulgada pelo facebook do câmpus, mas já contou, desde quarta-feira, 14, com apresentação de trabalhos desenvolvidos em escolas públicas municipais, sessão de poesia e um espetáculo quilombola.  

O Câmpus São José realiza terça e quarta-feira, 20 e 21 de novembro, as atividades da Semana da Consciência Negra. A programação inclui contação de histórias, exposição, exibição de filme e oficinas, não exigindo inscrição prévia para participar das ações. Terça-feira acontece a contação de contos no espaço Relaxa Aí, a partir das 9h40; e à tarde (14h30), a exposição "Diáspora: tangências contemporâneas", no hall da cantina. 

As oficinas "Abaomy" e "Estamparia Artesanal 'tie-dye'", ambas na Sala de Cultura; exibição Cine Clube São José "Kirikou - os animais selvagens", no auditório; e apresentação cultural dos alunos do curso de Português para Estrangeiros, no hall de entrada também integram a programação proposta para quarta-feira (21). 

“O que você espera do Dia da Consciência Negra?”

A pergunta foi feita a servidores, estudantes e professores de câmpus do IFSC. Estas foram algumas das respostas. 

“Espero que o dia da Consciência Negra se estenda por um ano inteiro de reflexão, empoderamento e autoestima, e numa luta e consciência coletiva de amor, respeito e valorização do próximo”, Marcela Rocha, aluna do curso superior de Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente. 

“Para mim, trata-se de um dia para relembrar a resistência do negro. Porque, sim, apesar do fim da escravidão, ainda resistimos”, Felippe Tota, professor do Câmpus Araranguá. 

“Eu espero que todas as pessoas negras se orgulhem de quem são e sejam respeitadas. É um dia para celebrar e também para exigir que todxs façam a sua parte o ano inteiro para vivermos em um mundo livre do racismo”, Thiago de Oliveira Garcia Simões, professor do Câmpus Joinville. 

“O Dia da Consciência Negra é uma data onde nós devemos parar e refletir se de fato estamos combatendo o racismo, a discriminação e a desigualdade social. A inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileira, não são meras formas de incentivo às práticas de igualdade, e, sim, ajudam a construir uma sociedade com mais equidade. E principalmente nós, como instituição de ensino, temos o dever de colocar esse tema em pauta”, Samuel de Souza Evangelista, técnico da Reitoria no Câmpus Florianópolis-Continente. 

“Um dia de reflexão sobre a consciência negra: sobre qual o lugar que hoje o negro ocupa no mercado de trabalho, na universidade, sociedade, enfim, toda a situação do avanço da luta negra”, Marisilvia Santos, Técnica em Assuntos Educacionais do Câmpus Criciúma.

“Espero que a consciência não seja por apenas um dia. Que a consciência seja mais negra porque construímos esse país com dor e com sangue negro, mas também com alegria, força e resistência negra. Porque uma consciência mais negra é uma consciência mais colorida. Espero isso: que a gente tenha uma consciência que seja mais aberta às diferenças e, para isso, ela precisa se deixar ser mais negra”, Lino Gabriel Nascimento dos Santos, professor do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. 

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.