O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes do Câmpus Lages criam coletivo para empoderamento de todos

ENSINO Data de Publicação: 21 nov 2018 12:38 Data de Atualização: 22 nov 2018 15:15

Empodere-se é o nome escolhido para o coletivo criado por alunas do Câmpus Lages. O objetivo é aumentar a inclusão, empatia e sororidade - união feminina em busca de objetivos comuns, tendo como base a solidariedade -  entre as pessoas. “Mostrar que somos diferentes, que isso é o mais lindo que temos e que não estamos sozinhas”, explica Angélica Scariot, aluna da quarta fase da graduação em Engenharia Mecânica, sobre o porquê do grupo.

Uma palestra realizada no Câmpus Lages pelo coletivo feminino do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc), a participação das mulheres como alunas na Engenharia Mecânica do IFSC e o projeto Meninas na Ciência - que envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - foram motivações para a criação de um coletivo no câmpus. Angélica diz que o IFSC como espaço de formação que prepara o cidadão para a vida em sociedade é fundamental neste processo para um mundo melhor e combate a toda forma de discriminação. “O nosso coletivo é plural, voltado a todas as minorias existentes no câmpus”, conclui. 

Leticia Zanchetta, do quarto módulo do curso técnico em Agronegócio, explica que é importante estar sempre alinhado e discutindo o que está acontecendo no cenário atual e identificar as lutas do passado, que possibilitaram as conquistas atuais. “Empoderar o outro para que ele empodere seu irmão para que todos se conscientizem, se politizem. A gente quer deixar claro para as pessoas que elas têm sim que se empoderar e lutar pela sua causa. Temos que nos unir pelos nossos direitos”, afirma.

“É muito importante, pois é a forma de acolher as pessoas que sofrem algum tipo de preconceito ou discriminação”, comenta Diogo Fonseca, coordenador pedagógico do câmpus. Ele foi convidado a participar das reuniões e gostou da ideia de promover discussões e debates sobre diversos assuntos. “Quero contribuir na construção do coletivo e ampliação dele no câmpus e fora”, finaliza. 

Ações do coletivo

Frases como “Não lhe compete julgar a realidade que você não vive” foram espalhadas pelos corredores do câmpus durante esta semana pelas participantes do coletivo, com informações sobre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e a importância de se  adquirir conhecimento sobre questões relacionadas ao racismo. “Além de não sermos racistas, precisamos ser antirracistas”, diz Angélica.

Em 7 de dezembro, uma sexta-feira, a partir das 15h, o coletivo promove o primeiro piquenique para integração entre pessoas que queiram conhecer ou fazer parte do coletivo. O encontro é aberto e busca apresentar os objetivos do grupo e ações futuras. Para participar é só levar um prato de alimento.

As reuniões acontecem semanalmente, às quintas-feiras, às 17h, na biblioteca. Qualquer pessoa pode participar mostrando interesse e buscando atuar ativamente com o coletivo. Mais informações na Coordenadoria Pedagógica do câmpus, no Instagram (@coletivo_empodere.se) ou  pelo telefone (49) 984041612. 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.