O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno do Câmpus Florianópolis é o único de SC a conquistar ouro em olimpíadas de Química e de Matemática

ENSINO Data de Publicação: 22 nov 2018 06:09 Data de Atualização: 21 nov 2018 14:03

O aluno Tiago da Silva Henrique (na foto, o segundo da direita para a esquerda), da sexta fase do Ensino Médio Técnico Integrado em Química, foi o único estudante de Santa Catarina a conquistar medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Química e no nível 3 em Santa Catarina da Olimpíada Regional de Matemática (ORM).

Tiago começou a participar das olimpíadas no Ensino Fundamental. Quando ingressou no IFSC, incentivado pelos professores, ele decidiu continuar se preparando para as provas. Em 2017, Tiago conquistou a medalha de prata na ORM e, em 2018, além do único ouro na competição de Matemática, também foi medalhista de ouro na Olimpíada de Química.

Atualmente, o futuro técnico em Química prepara-se para uma prova prática em formato de vídeo, em janeiro de 2019. Se aprovado, ele será encaminhado para o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, durante 15 dias no mês de março de 2019, em uma universidade do país, ainda a ser confirmada. Os concluintes deste curso fazem uma prova de seleção que define a delegação que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais.

A preparação para as provas contou com a dedicação dos professores. Os grupos de estudo focados nas olimpíadas de matemática, física e química eram ministrados pelos professores das disciplinas, com listas de exercícios para a fixação da matéria e esclarecimento de dúvidas.

“Eu faço curso de Química, então minha preparação para as olimpíadas me deu um grande suporte para o curso. Os estudos para Matemática também me ajudaram muito nas aulas” conta Tiago.

Além de melhorar o aprendizado no IFSC, os bons desempenhos em olimpíadas podem representar uma vantagem no futuro.Tiago, hoje com 17 anos, tem interesse em cursar a faculdade de Química quando terminar o curso técnico. “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) oferece bolsas de mestrados para alunos medalhistas. Você consegue fazer o mestrado junto com a graduação” explica.

Na ORM 2018, além do ouro, o câmpus também conquistou uma medalha de bronze com o estudante Lucas Yuki Imamura. Na OBQ, Julia de Amorim Quinoto, Victor Hugo de Oliveira Mota, Patrick Aubert Raio receberam menção honrosa.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.