Depois de entender objetivos da Extensão, aluno do Câmpus Florianópolis participa de iniciativa no DF

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 07 dez 2018 12:10 Data de Atualização: 07 dez 2018 12:29

O aluno Lucas Peters Garcia (22), da quarta fase do curso de Engenharia Mecatrônica, foi o único estudante da graduação do Câmpus Florianópolis a participar do evento Extensão Brasil, que visa a interação de comunidades locais com os grupos extensionistas.

O Evento Extensão Brasil é um desdobramento do Projeto Rondon, um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades e ampliem o bem-estar da população.

“Minha primeira experiência com a extensão no IFSC foi no Projeto Rondon em julho deste ano. Eu e o Jefferson Virgílio (aluno da pós-graduação) fomos os alunos selecionados do Câmpus Florianópolis para participar da Operação Encantos do Vale, que aconteceu na região do Médio Vale do Itajaí de 10 a 21 de julho”, explica Lucas.

Depois de ter participado do Projeto Rondon, conhecer e entender os objetivos da extensão, Lucas se inscreveu e foi selecionado para o Extensão Brasil, que aconteceu de 14 a 25 de novembro na Cidade Estrutural, no Distrito Federal. Ao total, 32 alunos de todos os câmpus do IFSC participaram do evento.

“No Distrito Federal, fizemos algumas visitas técnicas e conhecemos lugares importantes na história do Brasil. Também conhecemos o outro lado que nem imaginávamos que existia lá, da pobreza e da miséria. Ficamos hospedados numa escola dentro de uma das maiores favelas do Brasil e que fica em cima do maior lixão a céu aberto da América Latina (desativado no início do ano)”, conta Lucas. “Sempre éramos divididos em grupos para melhor organização, nossas refeições eram junto com os alunos da escola, e era muito legal, desde o café da manhã até a janta, era muita risada e muito abraço”, completa.

A próxima fase é fazer uma apresentação sobre sua experiência com os projetos de extensão na 5a  Jornada de Produção Científica, que acontece dias 7 e 8 de dezembro, em Concórdia, no oeste do Estado.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS EXTENSÃO NEWS