O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Índice Geral de Cursos e formaturas nas Penitenciárias

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 21 dez 2018 12:16 Data de Atualização: 21 dez 2018 12:24

Olá!

Tivemos nesta semana uma notícia animadora para encerrar o nosso ano de atividades. Na divulgação do Índice Geral de Cursos, o IGC, pelo MEC, conquistamos o conceito 4, melhorando nosso desempenho em relação ao ano passado. O IGC é o resultado das avaliações dos cursos de graduação das instituições de ensino superior e é divulgado anualmente. A conquista do conceito geral 4 indica um incremento na qualidade geral da oferta dos cursos do IFSC e reflete o trabalho dos nossos servidores e o empenho dos estudantes. Neste momento em que a qualidade da educação pública por vezes vem sendo posta à prova, é importante que dados objetivos como esses sejam divulgados e valorizados de forma transparente, para que se reconheça o papel transformador da educação pública na vida das pessoas.

Na avaliação por curso, temos dois do Câmpus Florianópolis com o conceito 5, que é o mais alto: Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Outros seis cursos superiores de tecnologia e engenharias dos câmpus Gaspar, Florianópolis e Chapecó receberam conceito 4. Publicamos notícia no nosso Portal com os detalhes. Para nós é um orgulho perceber que, com apenas dez anos de atuação como Instituto Federal, nosso desempenho no ensino superior já alcança a excelência das melhores universidades do país. Trabalho, dedicação e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão são a receita!

Formaturas

Na terça-feira, participei de duas formaturas de 96 apenados nas unidades prisionais masculina e feminina do sul do estado. O Câmpus Criciúma está muito engajado na formação de apenados e as cerimônias de entrega de certificados foram momentos muito emocionantes. Para nós, educadores, a certeza de que estamos colocando em prática nossa missão - um IFSC de todos para todos. Para os homens e mulheres em privação de liberdade, uma esperança no certificado profissional.

Os depoimentos demonstram que nossa educação pública cumpre um papel social estratégico para a transformação da sociedade. Registro reconhecimento e gratidão institucional aos servidores do IFSC e da Secretaria de Segurança Pública do Estado pela dedicação, compromisso e sensibilidade na promoção de turmas do Certific, cursos FIC e atividades de extensão dentro das unidades prisionais. Tenho dito em meus discursos, e ratifico aqui: só conseguiremos transformar nossa realidade, alcançar uma sociedade mais justa, fazendo diferente, enfrentando os preconceitos que culturalmente nos apegamos e promovendo ações de inclusão de impacto e continuidade. Fica a lição de que as alunas e alunos apenados aprenderam tanto quanto o IFSC, nessa atuação. 

Fim de ano

Estamos em ritmo de desaceleração, nos preparando para as férias. Na semana que vem farei aqui um balanço do ano de 2018, que foi muito desafiador, mas também cheio de alegrias e bons resultados! Desejo a todos um Feliz Natal, ao lado de suas famílias e seus afetos, com muita paz e boas energias.

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.