O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como fazer para validar um curso de pós-graduação feito no exterior?

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 jan 2019 10:27 Data de Atualização: 07 jan 2019 11:25

No primeiro post de 2019, queremos dar algumas orientações sobre validação para nossos alunos que eventualmente pretendam fazer uma pós-graduação no exterior.

Primeiro, o aluno deve entrar em contato com a instituição estrangeira, que esteja selecionando alunos para o curso de mestrado ou doutorado desejado, e verificar durante o processo seletivo se o curso de graduação realizado no Brasil atende os critérios exigidos pela instituição.

Em caso de não reconhecimento, não há muito o que fazer, exceto tentar outras instituições com cursos parecidos.

Conquistado o reconhecimento e finalizada a pós-graduação, na volta para o Brasil, o aluno precisa encontrar uma universidade (pode ser pública ou particular), que tenha um curso parecido com o que foi feito fora.

É aberto, então, um processo de análise que deverá ser finalizado em no máximo 180 dias, com o resultado do reconhecimento, que novamente, pode ser total, parcial, ou negado. Quanto à cursar unidades curriculares que não foram reconhecidas nesse processo, instituições públicas podem sugerir (ou não) que o aluno se inscreva no processo seletivo do curso correlato e caso aprovado, faça apenas o que precisa para obter o diploma. Instituições particulares podem oferecer soluções diferentes.

Informações mais detalhadas sobre esse processo, incluindo a documentação necessária para solicitar o reconhecimento, estão nesta Portaria Normativa do MEC, de 13 de Dezembro de 2016.

É importante ler os itens com bastante atenção, para não esquecer nenhum documento, e saber bem sobre os prazos e responsabilidades das instituições de ensino, bem como sobre funciona o processo de reconhecimento.

Desejamos que todos tenham muito sucesso em sua busca por conhecimento e crescimento profissional e acadêmico!

Um forte abraço,

Equipe Assint.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.