O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Codir e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 22 fev 2019 15:30 Data de Atualização: 01 mar 2019 09:29

Olá!

Começamos a semana com a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, formado pelos pró-reitores e diretores-gerais dos câmpus. Entre os pontos de pauta, abordamos a atualização da nossa resolução 23/2014/Consup, que regulamenta a atividade dos docentes.

Em 2016, o Ministério da Educação publicou a portaria nº 17, que estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde então, temos discutido sobre os ajustes que precisam ser feitos na nossa resolução para atender a portaria do MEC, pois praticamos parâmetros diferentes na carga horária docente. 

Como havia a indicação de que poderia sair uma nova portaria a respeito, estávamos no aguardo para fazer as modificações com base em documento mais recente. Tendo em vista que estamos atrasados em relação ao prazo dado, julho de 2017, temos que fazer os ajustes. O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe, está estudando o assunto juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, Proen.

Vamos trabalhar nisso no Cepe para encaminhar a resolução alterada para apreciação do nosso Conselho Superior, provavelmente até final de abril. Ressalto que não vamos elaborar uma nova resolução, apenas faremos os ajustes necessários nos pontos que precisamos seguir conforme portaria do MEC.

No Codir, também abordamos a consulta pública do nosso Projeto Pedagógico Institucional e do nosso Planejamento Estratégico Institucional, que está aberta conforme comentei na semana passada e divulgamos no nosso Portal. Nos câmpus estão sendo realizadas as audiências públicas para alunos, servidores e comunidade em geral. Participem!

E discutimos ainda sobre nosso Plano de Oferta de Cursos e Vagas, que também entra na discussão do nosso próximo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. Temos vagas para receber do MEC, mas não sabemos ainda quando as teremos. De toda forma, já estamos planejando para podermos dar continuidade ao nosso trabalho.

A reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Conif

Passei a maior parte da semana em Brasília, em mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Mais uma vez, reforçamos nossos esforços para arquivar o projeto de lei nº 11.279/2019, que altera a lei de criação dos institutos federais (Lei nº 11.892/2008).

Integrantes da diretoria executiva do Conif, que tomou posse na terça-feira, se reuniram com o subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Leonardo Quintão, na quinta-feira, e solicitaram o retorno da matéria ao Poder Executivo.

Foram destacados os possíveis impactos do PL sobre o desempenho da Rede Federal, como a redução de vagas em cursos de graduação e, consequentemente, a redução da oferta de formação de professores. Já falei disso em posts anteriores e da nossa preocupação com esse PL. O Conif entregou um ofício com as ponderações da Rede Federal sobre o PL ao subchefe que encaminhou o documento ao MEC para análise. Vejam aqui o documento

Outro momento importante da reunião do Conif foi a presença de Rafael Lucchesi, relator do documento no Conselho Nacional de Educação que estabelece as diretrizes curriculares para a educação profissional e tecnológica. Solicitamos que seja feito um debate mais amplo, com análises e inserções ao texto proposto. Foi decidido que o Conif vai criar um grupo de trabalho para acompanhar e fazer proposições ao documento, principalmente no que diz respeito aos nossos cursos integrados, que entendemos devem ter espaço garantido nas diretrizes. 

Eu e a reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Fernandes, apresentamos os detalhes dos preparativos para a 43ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, que será realizada em setembro, em Florianópolis, e está sendo organizada pelo IFSC e pelo IFC. Os conselheiros aprovaram a marca que nossa equipe da Diretoria de Comunicação fez para a Reditec 2019 e apoiaram o tema proposto para nortear a programação: “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.

Todas as informações dessa reunião do Conif podem ser conferidas no site do Conselho.

Reunião com Governo de SC

Nesta sexta de manhã, tive uma reunião com o secretário de Educação do nosso Estado, Natalino Uggioni. Um dos principais pontos de pauta foi nosso Câmpus São Lourenço do Oeste. Hoje ofertamos nossos cursos à noite em uma escola do Estado, assim como estamos funcionando, durante o dia, em uma escola cedida pela prefeitura, mas que pertence também ao Estado. Por isso precisamos formalizar esta parceria, o uso dos espaços e a cessão do prédio ao IFSC. Reforçamos também que podemos potencializar nossa oferta conjunta com o Estado, que pode ofertar o Ensino Médio e o IFSC, cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio.

Também tratamos de ofertas de cursos de formação de professores do Estado por meio do nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, o Cerfead. Formar professores é um dos nossos objetivos e queremos ver maneiras de intensificar este trabalho com os docentes do ensino público estadual. Segundo o secretário, essa é uma ação primordial da secretaria e que conta com o IFSC nessa tarefa de valorizar e melhorar a atuação docente com inovação e qualificação. 

E amanhã estarei no Câmpus Lages para a formatura de nossos alunos! 

Até a próxima semana!
 

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.