O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Consup e aniversário do Cerfead

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 01 mar 2019 17:44 Data de Atualização: 01 mar 2019 18:29

Olá!

Começamos a semana com a reunião do Conselho Superior, o Consup, nosso órgão máximo deliberativo. Tivemos a análise do recurso de um processo administrativo disciplinar, que acabou se estendendo pela maior parte da tarde. Por uma questão legal, quando temos um recurso de PAD não podemos fazer a transmissão da reunião para resguardar os envolvidos.

Em função disso, não conseguimos vencer toda a pauta planejada. Destaco a aprovação de três novos cursos: uma especialização em Educação em Ciências e Matemática e o curso superior de tecnologia em Design de Moda, ambos no Câmpus Jaraguá do Sul–Centro, e o curso técnico subsequente em Logística para o Câmpus Caçador. Os cursos devem ser ofertados no ingresso 2019.2.

Semana passada, estivemos na Secretaria de Estado de Educação, ocasião em que constatamos que há uma demanda enorme para a formação de professores do Ensino Básico e precisamos cumprir essa missão. Por isso, a importância de ofertarmos essa nova especialização em Educação em Ciências e Matemática, destinada à formação dos professores de escolas públicas.

As demais pautas ficarão para a próxima reunião, que será em 25 de março. A parte da reunião que foi transmitida pode ser conferida aqui.

5 anos de Cerfead 

Na quarta-feira, comemoramos um marco importante: os cinco anos do Cerfead, oficializado com a Resolução 08/2014 do Consup que fez com que a Educação a Distância se tornasse formalmente parte da estrutura organizacional do IFSC, com a criação do Centro de Referência em Formação e EaD, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino. Este ato formal referendou a modalidade no IFSC em 2014 e atribuiu também a este órgão o foco na formação de formadores, uma das missões legais dos institutos federais.

Antes disso, já atuávamos com Educação a Distância, mas atrelados a programas de fomento como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec). Hoje a maior parte da nossa oferta é própria. 

Fiquei muito feliz, orgulhosa e grata por podermos celebrar estes cinco anos e por termos todo esse reconhecimento interno e externo do trabalho que é feito no Cerfead. Acredito que a educação a distância é uma modalidade que traz uma conjuntura inovadora para a instituição que implica uma mudança de paradigma, embora ainda seja vista com certa resistência. Nós precisamos sempre reiterar o papel da EaD e mostrar os resultados e possibilidades. Muita gente que resiste acaba não aproveitando as muitas possibilidades que são oferecidas pelo Cerfead.

Compartilho aqui a notícia da nossa celebração.

Que possamos nos fortalecer e ir além, pois a EaD nos permite ultrapassar as fronteiras geográficas e a chegar em pessoas que talvez não teriam a oportunidade de estudo se não fosse desta forma. Além disso, a formação de formadores, que é um dos focos da nossa EaD, ajudou a melhorar a educação básica, qualificando os educadores públicos. Parabéns a todos os envolvidos desde o início do nosso trabalho com EaD até o momento! 

Outros assuntos:

- Formaturas: Participei, no sábado passado, da primeira formatura de um curso superior do Câmpus Lages. Tivemos a colação de grau do curso de Ciência da Computação. Formaturas são sempre emocionantes, pois envolvem muitos sonhos! É mais do que o sonho dos formandos e seus familiares, é o sonho de uma comunidade e o nosso mesmo enquanto instituição, vendo nosso trabalho dando resultado. Parabéns para estes e todos os demais alunos que estamos formando por agora! Inclusive, ontem estive no Câmpus Itajaí para a formatura dos cursos técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica, onde a maioria dos formandos eram trabalhadores que já atuavam na área, mas não tinham essa qualificação profissional. Foi muito bonito de ver a alegria deles pela conquista de um diploma que os torna ainda mais capacitados em seus trabalhos. Nessas horas, vemos o sentido do IFSC na prática e nos motivamos a continuar lutando pela educação pública. 

- Reunião SPU/SC: Tivemos, na terça-feira, uma reunião com a Superintendência do Patrimônio da União para buscar espaços para o IFSC, tendo em vista, principalmente, a questão do nosso Cerfead, que funciona em um prédio alugado no centro da capital e possui alguns problemas de infraestrutura. Temos um terreno na BR-101, em São José, em que a ideia era construir uma prédio próprio para o Cerfead. No entanto, diante das dificuldades orçamentárias que temos enfrentado nos últimos anos, não temos recursos para construir uma nova estrutura. Nesse contexto, estamos trabalhando com a SPU na possibilidade de fazermos uma permuta deste terreno por alguma área já construída. No momento, a SPU não possui nenhum espaço que possa atender nossa necessidade e seguimos com essas tratativas para buscar uma solução.

Um bom carnaval a todos e voltaremos na quarta-feira de cinzas! Até a próxima semana!
 

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.