O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comunidade de Tubarão indica áreas para cursos

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 18 jun 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:04


Cerca de 160 pessoas participaram nesta segunda-feira (18) da audiência pública realizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Tubarão para que a comunidade indicasse as áreas de interesse para oferta de cursos no novo campus da instituição na cidade. Os eixos tecnológicos escolhidos pelos presentes foram – nesta ordem – Controle e Processos Industriais, Produção Industrial, Infraestrutura e Ambiente, Saúde e Segurança. Com base da indicação da audiência pública – que contou com a participação de políticos, empresários, líderes comunitários e população em geral –, o IFSC irá fazer um estudo e uma pesquisa de mercado para identificar os cursos mais apropriados para atender a demanda local e contribuir para o desenvolvimento regional.

 

No evento realizado no Salão Comunitário Igreja Santa Terezinha, a pró-reitora da Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas apresentou os eixos e cursos à comunidade, que teve a oportunidade de indicar quais considerava mais necessários para a região. Atualmente, com base no Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, existem 12 eixos tecnológicos que agrupam 185 possibilidades de oferta de cursos conforme suas características científicas e tecnológicas. 

 

A audiência pública é um processo consultivo e uma das etapas para a implantação de um campus. “Com base nos resultados aqui levantados, vamos analisar indicadores sociais, estudar o arranjo produtivo local e a oferta educacional já existente e ainda fazer uma pesquisa de demanda de mercado para identificar os cursos que serão oferecidos”, explicou a pró-reitora. 

 

Representando o o prefeito de Tubarão – que está afastado por motivos de saúde -, o vice-prefeito, Felippe Luiz Collaço, comentou a alegria em receber um campus do IFSC no município. “Esse momento reflete o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente, pois Tubarão precisa muito de mão-de-obra qualificada”, ressaltou.

 

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o marco da audiência pública que dá início à implantação do 21º campus do Instituto no estado. “Assumimos agora um compromisso mútuo e é dessa articulação com o município e a população que vai surgir uma instituição forte”, disse.  

 

A dirigente do Instituto ressaltou que nem todos os eixos tecnológicos poderão ser contemplados para a oferta de cursos, mas que o fato da instituição ser multicampi permite mais possibilidades. “Por meio de parcerias, projetos de extensão e educação a distância, além dos cursos que forem definidos para serem oferecidos pelo Campus Tubarão, podemos ampliar ainda mais a oferta de ensino para a população”, explicou.

 

Com os resultados da audiência pública, a Pró-Reitoria de Ensino do IFSC irá dar início aos estudos de diversos indicadores e, junto com a Diretoria de Expansão, irá realizar ainda uma pesquisa de demanda de mercado para analisar se os eixos tecnológicos apontados estão de acordo com as necessidades locais. A previsão é que até o final do ano já se tenham definidos os primeiros cursos a serem ofertados no Campus Tubarão.

 

Sobre o Campus Tubarão

 

Este será o terceiro campus do IF-SC na região Sul que já conta com os campi Araranguá e Criciúma. O Campus Tubarão será construído num terreno de 29 mil m² no bairro Passagem. 

 

A previsão é que as obras iniciem ainda neste ano e que a estrutura esteja pronta até 2014. Baseada no projeto arquitetônico dos novos campi do Instituto Federal, a construção terá dois andares (térreo, 1° andar, 2ª andar) e irá contar com cinco mil m² de área construída, sendo dois blocos de laboratórios e salas de aula e um bloco para o setor administrativo. 

 

Clique aqui

para ver a galeria de fotos da audiência.

 

CÂMPUS TUBARÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.