O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno do Campus Jaraguá do Sul fica em 6º lugar em concurso literário nacional

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 25 jul 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:07

 

Augusto Felippe da Silva, 16 anos, aluno do Curso Técnico Integrado em Química do Campus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ficou em sexto lugar e foi o único da região Sul entre os 10 finalistas do Concurso Literário Jovem da Fundação Logosófica. De 1º de março a 31 de maio, Augusto competiu com mais de 4 mil trabalhos de estudantes do 2º ano do ensino médio de todo o Brasil. Todos deveriam enviar um texto literário de até uma página baseado no livro “Base para sua Conduta”, de Carlos Pecotche, criador da logosofia.

Com o objetivo de promover a reflexão e o estímulo ao cultivo dos valores morais da vida do jovem, o concurso literário proporcionou a leitura e análise de temas estudados pela logosofia, doutrina que promove a superação individual através da constante busca por conhecimentos. Segundo Augusto, a logosofia foi uma grande descoberta. “Aprendi a observar, filtrar exemplos, ter um tanto mais de autocontrole. E é algo que respeita a sua subjetividade”, afirma o aluno, que pretende visitar a fundação logosófica da cidade.


Augusto escreve poesias, contos e crônicas desde a infância, em Jaraguá do Sul. Embora tenha descoberto o concurso por meio da Biblioteca Pública Municipal, Augusto conta que foi a divulgação do concurso no IFSC que o motivou a participar. “Como meu gênero preferido é poema, eu não me interessei no começo. O incentivo do pessoal do IFSC foi fundamental. Tem até um professor que me chama de ‘escritor’”, declara.

Não é a primeira vez que Augusto participa de concursos. Em menos de seis meses, ele ficou em 6º lugar no Prêmio Cultural Aluísio de Almeida - concurso internacional de mini-poesias promovido pela organização Academia Alquimia de Letras. Para o aluno, que espera resultados de mais três concursos, participar dessas competições já faz parte da rotina dele. “Pretendo seguir carreira literária, então é um meio de divulgação para meu trabalho”, destaca Augusto, que planeja ter livros publicados por uma editora daqui a cinco anos.

As redações dos dez primeiros colocados serão lidas no dia da premiação, em 11 de agosto, na sede da Fundação Logosófica, no Rio de Janeiro. Como prêmio, os candidatos selecionados receberão um IPad e um notebook para a instituição do aluno. O primeiro colocado receberá um kit com IPhone, IPad e Ipod, e sua escola receberá uma lousa eletrônica.

Após a premiação, no dia 13 de agosto, as redações serão publicadas no blog do concurso.

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.