O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Semana do Livro e da Biblioteca estimula a leitura entre alunos

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 05 nov 2012 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:10


Com o objetivo de levar cada vez mais alunos para a biblioteca do campus e criar o hábito da leitura entre os estudantes que ainda não o desenvolveram, o Campus São Miguel do Oeste realizou, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a I Semana do Livro e da Biblioteca. O evento foi promovido pelos servidores que trabalham na Biblioteca do campus e contou com atividades como apresentações teatrais, roda de leitura, exibição de filmes e leituras dramáticas.

Uma das principais atrações da Semana foi o espetáculo “Entre a rosa e a espada”, em que duas atrizes recebiam o público num espaço aconchegante e contavam histórias envolvendo leões, unicórnios, reis e princesas. “Os contos que fazem parte da peça fazem parte da obra da escritora Marina Colasanti e, com isso, conseguimos apresentar essa importante escritora ao público que muitas vezes a desconhece”, explica o diretor da peça, Lucas David.

Para as alunas Eduarda Dendena, do curso técnico em Agroindústria, as apresentações teatrais que apresentam obras literárias são um incentivo para conhecer melhor os escritores e seus livros. “Eu só tinha ouvido falar da Marina Colasanti, mas agora fiquei realmente empolgada para buscar algum livro dela e ler”, conta.

Segundo o diretor-geral do campus, Vanderlei de Mello, a I Semana do Livro e da Biblioteca tem entre seus objetivos o aumento da visibilidade da instituição na comunidade. “Como recebemos visitantes durante o evento, esperamos que eles conheçam melhor o campus, os cursos e a infraestrutura daqui. Ainda somos novos na região e muitas pessoas não estão familiarizadas com a proposta de qualificação gratuita do IFSC”, diz.

Para a bibliotecária do campus, Dirce Werlang, o evento conquistou os alunos e deve entra para o calendário anual da instituição. “Organizamos o evento para coincidir com o Dia do Livro, que foi dia 29 de outubro, e também com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que foi de 23 a 29 de outubro. Nossa ideia é que ele se repita anualmente, neste mesmo período”, espera.

Outro destaque da I Semana do Livro e da Biblioteca do Campus São Miguel do Oeste envolveu a obra do escritor Manuel de Barros. No dia 31, cerca de 60 estudantes participaram de duas rodas de leitura e assistiram a um filme sobre o poeta, que nasceu em 1916 e hoje mora em Campo Grande (MS).

O evento também contou com apresentações dos alunos do grupo de teatro do campus, leituras dramáticas organizadas pelo Sesc de São Miguel do Oeste e uma exposição da artista plástica Margarete Gasperin, chamada “Retratos e Autorretratos”, em que ela utilizou filtros automotivos como base para retratar a ela mesma e outras pessoas (na foto ao lado, retrato do filho da artista plástica).

Atividades que estimulam a leitura

Diversas atividades elaboradas pelos organizadores da Semana tiveram o objetivo de estimular a prática da leitura e a vinda dos alunos à biblioteca do campus. Uma delas foi um varal montado na biblioteca e compostos por dezenas de marcadores de páginas, confeccionados pelos próprios alunos do IFSC. “Quem visitasse a biblioteca poderia pegar um marcador e levar para si”, explica Dirce.


Outra atividade foi a campanha de doação de livros de literatura para a biblioteca do campus e o concurso “Meu Livro Preferido”. Os participantes do concurso deveriam ser alunos do campus e produzir um cartaz, uma escultura, uma maquete ou uma instalação – uso de objetos do cotidiano em funções diferentes da comum – que representasse o seu livro de preferência.

 

O ganhador, escolhido segundo os critérios de criatividade e clareza, foi o aluno Alex Junior Wingert Quadros, do curso técnico em Agroecologia, com o trabalho "Senhor dos Anéis".

 

 

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.