O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos visitam pesquisas e experiências de produção orgânica

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 13 dez 2012 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:12

 

Na semana passada (6 a 8), alunos do curso técnico concomitante em Agroecologia do Campus São Miguel do Oeste visitaram pesquisas e experiências de produção orgânica. A excursão percorreu 1.293 km entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e foi acompanhada pelos professores Diego Albino Martins, Jonatan Muller e Adinor José Capellesso. 

 

No primeiro dia, os alunos visitaram o Centro de Pesquisa da Epagri de Campos Novos. Os pesquisadores da Epagri apresentaram a estação meteorológica, o laboratório de física de solos, experiências de produção e transição agroecológica, pesquisas em andamento com biodigestor, sistemas de manejo de solos e ensaios de cultivares em sistema orgânico de feijão e arroz.

 

Dia 7 de dezembro, a excursão seguiu para o Rio Grande do Sul, na cidade de Antônio Prado, onde os alunos tiveram contato com agricultores familiares ecologistas, conhecendo a produção e processamento de plantas medicinais, uva orgânica e extração de mel. 

 

No terceiro e último dia da viagem, os estudantes acompanharam a comercialização na feira ecológica de Passo Fundo. Lá puderam conversar com agricultores e técnicos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), onde puderam discutir sobre os trabalhos de extensão agroecológica e as principais dificuldades para o avanço da agroecologia na região.

 

O professor Diego Albino Martins conta que a experiência enriqueceu muito a formação dos participantes. “O conhecimento de experiências consolidadas e a ampliação dos trabalhos de pesquisa são indispensáveis para apoiar a transição agroecológica”, ressalta.

 

Clique aqui

para ver mais fotos da viagem.

 

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.