O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Palhoça-Bilíngue começa semana em nova sede

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 13 mar 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:14



O primeiro câmpus especializado na educação de surdos da América Latina tem novo endereço. Funcionando há cerca de um ano na Faculdade Municipal de Palhoça, o Câmpus Palhoça-Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passará a atender seus alunos num prédio próprio, construído no bairro Pedra Branca. O primeiro dia de funcionamento no novo endereço será nesta segunda-feira, dia 18, quando começa também o primeiro semestre letivo de 2013 para os cursos oferecidos no câmpus.

Segundo o diretor-geral do câmpus, Vilmar Silva, a mudança de local possibilita um ganho de qualidade para os alunos e servidores. “As instalações próprias oferecem mais espaço e terão a cara do Instituto, além do fato de representarem a concretização do projeto de oferecermos educação profissional bilíngue para surdos e ouvintes”, destaca.

Construído num terreno de 16 mil m², o prédio tem cerca de 5 mil m² em três blocos. A estrutura conta com laboratórios, biblioteca e salas de aula e administrativas.

Na área pedagógica, o Câmpus Palhoça-Bilíngue contará com dois itinerários educacionais. O primeiro é a educação bilíngue, voltado para cursos que envolvem a comunicação e a tradução entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais (libras). “São exemplos desses cursos as capacitações para o conhecimento de libras, o curso técnico em Materiais Didáticos Bilíngues, uma graduação em Pedagogia Bilíngue e uma especialização em Educação de Surdos”, diz.

No segundo itinerário, voltado para a área multimídia, serão oferecidos cursos ligados à comunicação e suas ferramentas. “Nesta áreas teremos cursos de qualificação na área de fotografia, de histórias em quadrinhos, curso técnico em Comunicação Visual, um curso superior de tecnologia em Multimídia e, talvez, uma especialização em Educação e Multimídia”, afirma o diretor-geral.

Hoje com aproximadamente 250 alunos matriculados em cursos de qualificação profissional e no curso técnico em Materiais Didáticos Bilíngue (português/libras), a nova estrutura terá condições de receber até 800 alunos em cursos na modalidade presencial. “Há ainda o projeto de oferecermos diversos cursos na modalidade a distância, e para isso estimamos uma capacidade de atender até 1.200 estudantes em todo o País”, explica Silva.

Oportunidade para os surdos

Com uma população de aproximada de 1,7 milhão de surdos – pessoas que nunca escutaram sons –, o Brasil precisa de ações para dar oportunidades profissionais a essa parcela da população. “A maior dificuldade de desenvolvimento dos surdos está na ausência de métodos que não privilegiem os sons, ou seja, que não utilizem uma pedagogia sonora”, diz o diretor-geral do câmpus bilíngue.

No Câmpus Palhoça, a pedagogia utilizada irá proporcionar a integração dos surdos e a formação profissional. “Ferramentas como a linguagem dos sinais, vídeos, imagens conceituais e material didático em plataformas virtuais farão parte do cotidiano dos alunos e possibilitarão o seu aprendizado dentro deste projeto bilíngue de educação profissional”.

Estude no Câmpus Palhoça-Bilíngue

Todos os cursos oferecidos no IFSC são gratuitos. No Câmpus Palhoça-Bilíngue estão abertas 28 vagas para o curso técnico em Materiais Didáticos Bilíngue. As inscrições terminam neste domingo, dia 17, e é necessário ter o Ensino Médio completo para concorrer às vagas. Mais informações em www.ingresso.ifsc.edu.br ou pelo telefone 0800 722 0250.

Quem perder esta chance de estudar no câmpus terá que aguardar até o dia 1º de abril, quando começa o período de inscrição para os cursos rápidos de qualificação profissional, ou até o dia 22 de abril, quando começam as inscrições para os cursos técnicos e de graduação.

Mais informações no site do Departamento de Ingresso (www.ingresso.ifsc.edu.br), pelo telefone 0800 722 0250 (para informações sobre os cursos) ou pelo e-mail svilmar@ifsc.edu.br (para informações sobre o Câmpus Palhoça-Bilíngue).


Endereço do câmpus:
Rua João Bernardino da Rosa,  s/nº
Bairro Cidade Universitária Pedra Branca
CEP 88137-010


CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.