O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC oferece o primeiro curso técnico de tradução e interpretação de Libras do País

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 19 mai 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:17

 

Pioneiro na educação bilíngue em Libras/Português na América Latina, o Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o primeiro curso técnico de tradução e interpretação de Libras do País. São 32 vagas e o início das no segundo semestre deste ano. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br.

 

O curso terá duração de quatro semestres para alunos que aprenderão a Libras no curso e de três semestres para quem já dominar a Libras de maneira atestada por validação de competências. As aulas serão realizadas no período noturno. A taxa de inscrição para o curso é de R$ 30,00 .

 

O técnico formado nesse curso realiza a tradução e interpretação entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, utilizando técnicas de tradução e interpretação em diferentes espaços, respeitando a ética profissional e as culturas surdas. A oferta do IFSC busca contribuir para a formação de intérpretes qualificados no estado. Segundo o Censo 2010 do IBGE, Santa Catarina possui cerca de 300 mil surdos e são poucos os profissionais com a formação em tradução e interpretação de Libras.

 

O curso do IFSC é o primeiro do tipo no País. “Em função da proposta catarinense o Ministério da Educação incluiu o curso técnico de tradução e interpretação de Libras no catálogo nacional de cursos técnicos”, destaca o diretor-geral do Câmpus Palhoça-Bilíngue, Vilmar Silva.

 

Outros cursos

 

Além desse curso, o Câmpus Palhoça Bilíngue também está com inscrições abertas para o curso técnico subsequente de Produção de Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português), também inédito no País. São 32 vagas para o período noturno e não há taxa de inscrição. O câmpus oferece ainda 40 vagas para o curso Proeja/FIC, em que os alunos terminam o Ensino Fundamental Bilíngue Libras/Português e ainda fazem um curso profissionalizante em Fotografia Digital: Edição de Imagens.

 

Em todo o Estado, o IFSC está com inscrições abertas para 80 cursos técnicos e de graduação distribuídos em 16 cidades. Ao todo, são 2.883 vagas para 18 câmpus. As inscrição terminam no dia 10 de junho. Clique aqui para conferir todos os cursos disponíveis.

 

O vestibular para os cursos de graduação será realizado no dia 23 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para o dia 30 de junho.

 

Reserva de vaga

 

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

 

Informações completas podem ser obtidos nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

 

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.