O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos realizam viagem cultural ao Rio de Janeiro

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 25 ago 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:20

 

Entre os dias 15 e 18 de agosto, os alunos Marcus Vinicius Binder Xavier do curso técnico subsequente de Biotecnologia, e Caroline Bastos do curso técnico concomitante de Agroecologia do Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram uma viagem cultural ao Rio de Janeiro. O passeio foi o prêmio dos estudantes pelo primeiro lugar no concurso cultural “Olhares sobre o Meio Ambiente”, realizado por meio do projeto de extensão “ProvocAção: Arte e Cultura na Biblioteca II”, coordenado pela bibliotecária Márcia Medeiros de Lima.

 

Os estudantes disputaram as modalidades de xilogravura e fotografia. Na categoria xilogravura, a obra “Uma semente de Esperança” do aluno Marcus foi a vencedora. Já na categoria fotografia, a imagem de Caroline ficou em segundo lugar. A imagem campeã foi da aluna do curso técnico subsequente de Biotecnologia Franciele Bitencourt, mas por motivos particulares Franciele não pôde viajar.

 


A coordenadora do projeto acompanhou os alunos na viagem. Eles ficaram hospedados em um hotel no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio. Durante os quatro dias de passeio, os alunos e a bibliotecária percorreram os principais pontos históricos da cidade carioca, além dos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, o Corcovado e as praias. 

 

O primeiro ponto histórico do Rio de Janeiro a ser visitado pelo trio foi o edifício colonial Paço Imperial, que hoje é um centro cultural onde ocorrem mostras de pintura, fotografia, escultura, cinema e  música. No centro cultural, também está situada a biblioteca Paulo Santos, de arte e arquitetura. Uma parada no Espaço Cultural da Marinha para conhecer a história da navegação no Brasil também estava no itinerário.

 

De acordo com Marcus, a cidade é linda e a cada esquina encontra-se uma história e um monumento diferente. “A diferença cultural é evidente, lá realmente se percebe a força do samba, mais ou menos como é o sertanejo aqui em Lages. A minha parte preferida foi a visita ao Pão de Açúcar, a vista é incrível! A paisagem é impressionante, vários tipos de árvores, um lugar realmente bonito”, relata o estudante.

 

O grupo também conheceu o Real Gabinete Português de Leitura, onde funciona uma biblioteca com um grande acervo bibliográfico e a Biblioteca Nacional, que é a maior da América Latina e a oitava do mundo. O prédio da biblioteca foi construído no início do século XX e comporta as coleções de livros de D. José, rei de Portugal. Eles ainda visitaram o Museu Histórico Nacional, criado em 1922, sendo hoje um dos mais importantes museus do país, reunindo um acervo de 350 mil itens. No museu, está a maior coleção de numismática – estudo científico de moedas e medalhas – da América Latina.

 

Para Caroline, a viagem foi uma aventura. A oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e ainda desfrutar do que a cidade oferece, foi incrível. “Acordar em frente à praia, almoçar ao som do samba carioca e conhecer a história da cidade foi muito agradável. Conheci o Rio de Janeiro com pessoas inteligentes e dedicadas, que nos contaram todas as histórias e nos trataram super bem”, conta a aluna.

 

CÂMPUS LAGES

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.