O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Apresentação teatral emociona no Dia do Professor

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 14 out 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:23

 

O Dia do Professor no Câmpus Joinville do IFSC foi uma data para resgatar lembranças, questionar verdades tidas como absolutas e refletir sobre a forma de conviver em grupo e principalmente em sala de aula. Tudo isso misturando palestra, teatro, literatura infantil e cultura popular. 

 

A apresentação do Grupo teatral Dionisos emocionou os servidores, como o professora Josiane Steil. “É difícil não chorar. Eu fiz teatro com este professor e foi muito marcante a forma como ele estabelecia o vínculo com os alunos”, afirmou, referindo-se ao diretor artístico do grupo, Silvestre Ferreira. “E isso é algo que busco muito em sala de aula, respeitar o momento de cada aluno”, completou Josiane.

 

Para Silvestre, a experiência da docência é muito parecida com a do teatro: ter a ternura para se colocar no lugar do outro. “Ainda mais no mundo em que vivemos, com tantas diferenças e tanta necessidade de inclusão”, afirmou. O grupo tem 16 anos de experiência em formação de professores e se destaca em tratar a relação entre aluno e professor. A apresentação foi organizada pela Coordenadoria Pedagógica e pela Direção do Câmpus.

 

Reflexões por um grupo melhor

 

E foi com um texto simples da literatura infantil “Agora não, Bernardo”, de David Mckee, que a apresentação começou, mostrando que muitas vezes a falta de atenção ao outro pode dar lugar a “monstros” que nem são percebidos.

 

“Quanta criança não é vista? Quantos desistem e não sentimos falta deles?”, questionou Silvestre.

 

Em outros pontos, o grupo trabalhou o medo do ridículo, que muitas vezes impede o aprendizado, e a importância de valorizar a memória. “É preciso lembrar que os alunos estão carregados de significados e eles têm muito valor”, afirmou.

 

Silvestre falou ainda da necessidade de integração entre os professores para criar um ambiente favorável. “Que tal chamar o colega para uma conversa em vez de criticá-lo numa reunião?”. E isso, destacou, não significa deixar de lado o espírito crítico, fundamental para o professor em qualquer fase. “E se renovar nunca é demais.” Para ele, é preciso olhar com paixão para todo conteúdo.

 

Estímulos

 

O encerramento da apresentação destacou que “uma mentira repetida muitas vezes pode se tornar uma verdade”, ilustrada por frases de desaprovação, como “Você é ruim”, e em contraponto a outras de estímulo “Você vai conseguir”.

 

Para o professor Miguel Tobias Bahia, este foi um dos momentos mais emocionantes da apresentação. “Como pai percebi as vezes que dei força a meu filho e quantos alunos também precisam disso.” Segundo ele, o teatro foi uma boa forma de mostrar a importância de ver o outro lado e deixar de lado a tendência que muitos têm de se apegar ao lado negativo.

 

Para uma das atrizes, Clarice Siewert, esta reflexão é um dos principais objetivos da atividade. “Uma boa forma de olhar para nossas vidas é através dos personagens.”

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.