O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC promove mutirão para destinação correta de resíduos eletroeletrônicos

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 17 out 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:23

 

Descartar corretamente os materiais elétricos e eletrônicos sem prejudicar o meio ambiente é um dos grandes desafios que o avanço da tecnologia nos traz. Pensando nisso, o Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu, na última sexta-feira (11), o “Mutirão da Eletrônica Solidária”, em que alunos do curso técnico subsequente de Eletroeletrônica passaram a tarde fazendo a fragmentação, classificação e destinação de diversos equipamentos elétricos e eletrônicos.

 

A atividade foi realizada no Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável, instituição conveniada com o IFSC que desenvolve ações de coleta, reciclagem, reaproveitamento e reuso de resíduos elétrico e eletrônicos descartados na região da Foz do Rio Itajaí-Açu. Dentre as ações que o Instituto Excellence realiza estão a reciclagem dos eletrônicos, a reutilização de componentes que ainda têm condições de uso e o reaproveitamento de componentes para outras finalidades, como a produção de artesanato, peças decorativas e artes plásticas com esses resíduos.

 

Segundo o professor coordenador da atividade, Thiago Alves Pereira, essa foi uma grande oportunidade para os alunos desenvolverem uma ação socioambiental. “Além de observar a problemática que envolve os resíduos eletroeletrônicos, eles também puderam selecionar e coletar componentes eletrônicos que possam vir a ser usados em projetos de pesquisa, extensão, inovação e de desenvolvimento dentro do próprio curso”, conta.

 

Thiago relata ainda que outro resultado positivo da ação foi a manutenção em fontes de alimentação para computadores desktop. “Estas fontes serão comercializadas em centros de economia solidária do município e a renda será dividida entre colaborador e Instituto Excellence. Desta forma, o aluno adquire experiência profissional em sua área de atuação e ainda consegue uma remuneração simbólica pelo seu esforço”, avalia o professor.

 

CÂMPUS ITAJAÍ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.