O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Programa Mulheres Mil dá novas perspectivas para mulheres de Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 20 out 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:23

 

Resgatar a autoestima, incentivar o retorno aos estudos e qualificar para a geração de renda são alguns dos objetivos do programa Mulheres Mil, implementado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desde 2011. O Câmpus Criciúma atende cerca de 100 alunas pelo programa. Atualmente, estão em andamento duas turmas do curso de Zelador, que iniciaram em julho com término previsto para dezembro. 

 

Essas são as primeiras turmas do programa em Criciúma. “Temos alunas que, na metade do curso, já conseguiram emprego na área. O convívio com essas mulheres é muito enriquecedor, formamos um vínculo muito forte com elas”, conta uma das gestoras do programa no câmpus, Edna Maria Coelho Della Bruna, que divide a função com a servidora Heloisa Nunes e Silva. 

 

Nesta segunda-feira (21), as alunas assistiram a uma aula sobre saúde e outra sobre como se apresentar para uma entrevista de emprego. Gertrudes Dias Martins é uma das alunas do programa que, com as aulas, retomou a vontade de voltar aos estudos, interrompidos quando ela completou a 7a série. “Ano que vem quero concluir o Ensino Fundamental para depois fazer o Médio e, quem sabe, um curso de Gastronomia. Esse é meu sonho”, revela. Aos 44 anos, Gertrudes está grávida de Maria Eduarda, que deve chegar em janeiro. 

 

Em busca de qualificação

 

A vontade de atuar na área de zeladoria foi o que atraiu Shirlei Bergmann Teixeira, de 52 anos, para fazer o curso no IFSC. Atualmente desempregada, ela conta que está encontrando dificuldades para conseguir emprego. “Hoje em dia as pessoas nos avaliam pelo currículo e não mais pela conversa. Às vezes, quando olham a idade, já nem chamam para a entrevista”, desabafa.

 

Além da qualificação, Shirlei também destaca a importância do convívio social que o curso trouxe para ela e para as outras participantes. “É bom poder sair de casa e conversar com pessoas diferentes. Além disso, o curso nos traz uma variedade de conhecimentos que é muito proveitosa no nosso dia a dia”, conclui a aluna.

 

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.