O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos ficam entre os melhores do país na Olimpíada de Astronomia

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 13 nov 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:34

 

Quatro alunos do Câmpus Joinville do IFSC se destacaram na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que este ano teve cerca de 775 mil participantes dos Ensinos Fundamental e Médio de todo país. Fernando Luiz Lapa, Leandro Jun Kimura e Gabriel Elias Hernandez receberam medalhas de prata e Hygor Bello da Silva, de bronze. Todos são do 6º módulo do Curso Integrado em Eletroeletrônica. As notas dos quatro ficaram entre as 100 melhores do país e por isso eles foram convidados a participar do III Space CAMP (acampamento espacial, em inglês).

 

Entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro do ano que vem, alunos que se destacaram na OBA e seus professores ficarão em uma fazenda em Taubaté (SP) onde participarão de um curso intensivo sobre astronáutica, robótica e foguetes. O professor de Física Fernando Guesser explica que os alunos terão aulas e palestras sobre satélites, foguetes, aviões, astronomia, sustentabilidade e metodologia científica, farão montagem de robôs, participarão do lançamento de um foguete de sondagem e ainda visitarão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

 

Esta é a terceira vez que o Câmpus Joinville participa da Olimpíada de Astronomia, que é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. “Desde 2011 sou o professor representante do Câmpus Joinville na OBA e todos os anos participo com as turmas que leciono. É uma excelente oportunidade de aprendizagem e de estímulo aos estudantes”, afirma Fernando.

 

Segundo ele, participar de olimpíadas de conhecimento contribui na formação do aluno, pois promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. “Para prepará-los, inclusive, realizamos encontros que abordam o ensino de astronomia e servem de preparação para as olimpíadas.”

 

OBA

 

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.