O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Show da banda Sociedade Soul encerra projeto de extensão

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 10 dez 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:36

 

O projeto de extensão “Oficina de Danças Urbanas”, desenvolvido pelo Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), encerra a temporada 2013 no próximo sábado (14), com a Festa Breakadelic e show da banda Sociedade Soul. O projeto, iniciado em maio deste ano, oferta à comunidade a cultura urbana e todo tipo de conhecimento relacionado a ela, para que o cenário urbano se torne mais valorizado e visto na cidade.

 

Através das oficinas, o IFSC se torna um espaço aberto para treino e aperfeiçoamento de dançarinos de todas as idades. Profissionais e amadores se reúnem com disposição para ensinar e aprender técnicas de todos os estilos dentro das Danças Urbanas (Hip Hop Freestyle, Waacking, Locking, Breaking, Popping, House, Ragga Jam) por meio de aulas ou treinos livres. 

 

Durante os encontros, materiais para a prática do grafite (spray e painel para pintura) ficam a disposição e artistas de outros elementos da arte urbana são convidados para participar da troca de conhecimento.

 

De acordo com o coordenador de Extensão e Relações Externas do IFSC Câmpus São José, Jeferson Vieira, o principal objetivo do projeto é valorizar o movimento Hip Hop. “A intenção é fazer com que outras pessoas conheçam e cresçam através do movimento - além das que já fazem parte ou convivem com elas - seja profissionalmente ou para enriquecer seu conhecimento cultural”, explica.

 

A Oficina de Danças Urbanas acontece desde 2007, quando seus encontros eram no Instituto Estadual de Educação (IEE). No ano de 2013, o IFSC Câmpus São José passou a sediar a atividades por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex). A intenção é que o projeto tenha continuidade em 2014.

 

Além da banda Sociedade Soul, a festa ainda contará com a apresentação de BeatBox, com o artista Beatzotto, e o som do DJ Vagner Henrique. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

 

O movimento Hip Hop

 

O Hip Hop é um movimento cultural que teve início em meados dos anos 70, tendo Afrika Bambaataa como criador oficial. Abrange cinco vertentes essenciais: o rap (rhythm and poetry, em português, ritmo e poesia), a dança, o DJ, o grafite e o conhecimento. A partir de encontros nas ruas, várias manifestações artísticas foram surgindo, e assim a violência era canalizada por outro meio, fazendo com que as pessoas não mais se confrontassem com armas, mas sim de forma sadia e criativa através da arte. 

 

O movimento chegou ao Brasil por volta de 1980, na cidade de São Paulo, e desde então a maior valorização e o maior número de artistas se concentra na região Sudeste. Em Santa Catarina há uma grande quantidade de artistas urbanos reconhecidos e respeitados, tanto na dança quanto no grafite, no rap ou na discotecagem. Porém, há a necessidade de que o conhecimento sobre a cultura Hip Hop seja disseminado pelo estado, para que haja respeito, divulgação e nascimento de novos artistas. 

 

Serviço

O que: Encerramento do projeto “Oficina de Danças Urbanas”

Quando: Sábado (14/12), das 14h às 18h

Onde: Centro de Convivência do IFSC Câmpus São José

Confirme presença no evento no Facebook!

 

CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.