O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC apresenta oportunidades de intercâmbio na Feira Cidadão do Mundo

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 16 mar 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

O Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) apresentou as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela instituição durante a Feira Cidadão do Mundo, realizada nos dias 14 e 15 de março no Centro de Convenções Alfredo Salfer - Centreventos Cau Hansen.

 

A Feira reuniu agências de intercâmbio, escolas de idiomas, universidades e instituições nacionais e estrangeiras, que apresentaram os seus programas de estudo no exterior.

 

Além do stand, no qual os visitantes puderam se informar sobre as oportunidades oferecidas pelo IFSC, a instituição promoveu palestra sobre os programas internos de intercâmbio e sobre o programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, do qual o IFSC também faz parte.

 

Os palestrantes Julio Cezar Bragaglia e Paula Clarissa de Souza informaram que, desde 2012, o IFSC já enviou 53 alunos para intercâmbios no exterior pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. No Brasil todo, já foram concedidas 75 mil bolsas de estudo em quatro anos.

 

Já o Propicie, programa próprio de intercâmbio mantido pelo IFSC, é direcionado a alunos de cursos técnicos, desde que tenham 18 anos de idade ou mais. Cerca de 40 bolsas foram concedidas desde 2010. Há também bolsas disponíveis para professores e servidores para cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado.

 

Os programas de intercâmbio visam reforçar as metas do IFSC em cooperação científica, tecnológica e cultural. “Um dos objetivos do IFSC é a internacionalização. Com a globalização, é importante fazer com que os alunos conheçam outras realidades”, explica Julio Cezar Bragaglia, professor e coordenador de Assuntos Internacionais do Programa Ciência sem Fronteiras do IFSC – MEC/Capes/CNPq.

 

Segundo Bragaglia, além do conhecimento técnico e da profissionalização, o intercâmbio acrescenta ao aluno a oportunidade de conhecer novas culturas e aprender um novo idioma. “Não é apenas o conhecimento técnico e teórico, é um aprendizado para a vida toda”, afirma.

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.