O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto leva cinema e cultura anglófona à comunidade

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 23 mar 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

A exibição do filme “Rosencrantz & Guildenstern estão mortos”, nesta terça (25), marca o início das atividades do projeto de extensão Cinema, Chá e Cultura, do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina. Serão duas exibições, uma às 12h e outra às 18h, no miniauditório do câmpus (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida), ambas gratuitas e abertas  à comunidade. Antes da sessão de cinema, será servido chá preparado à moda inglesa (com leite), já que um dos objetivos do projeto é promover a cultura dos países de língua inglesa (anglófonos).

O filme, de 1990, é uma comédia sobre dois amigos do personagem Hamlet, de William Shakespeare, chamados Rosencrantz e Guildenstern. Baseado numa peça teatral de mesmo nome escrita pelo dramaturgo inglês Tom Stoppard, “Rosencrantz & Guildenstern estão mortos” conta que os dois protagonistas acabam se envolvendo ingenuamente numa trama de assassinatos e traições.

Chamados para descobrir se Hamlet realmente enlouqueceu ou se está fingindo, os dois passam o filme conjecturando sobre vida, morte, acasos, fazendo o espectador rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre dúvidas existenciais como a possibilidade de se fugir do próprio destino. Entre os prêmios que o filme já recebeu estão o Leão de Ouro de melhor diretor para Tom Stoppard e de melhor ator para Richard Dreyfuss no Festival de Veneza (Itália), em 1990, e de melhor diretor no Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto, em Portugal), em 1991.

A professora Maria Teresa Collares, organizadora do projeto, conta que as exibições de outros filmes devem ocorrer em uma terça-feira a cada mês até julho, em datas ainda a serem definidas. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão e Relações Externas do câmpus, pelo telefone (48) 3381-2822.

 

CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.