O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante do IFSC vence concurso nacional de roteiros para curtas-metragens

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 25 mar 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

O drama de uma menina que sofre bullying na escola e tem nas aulas de educação física a oportunidade de conquistar o respeito dos colegas. Essa é a síntese do história criada pela estudante Sarah Hellen Vieira, do Câmpus Chapecó, e que venceu o concurso nacional de roteiros para curtas-metragens promovido pela TV Escola. Como prêmio, o roteiro será produzido pelos alunos do câmpus com o apoio da equipe da TV Escola e o curta-metragem deve ser concluído ainda em abril.

 

Para Sarah, que está no 4ª módulo do curso técnico integrado em Informática, a notícia da premiação foi recebida com surpresa. “Eu estava com meus amigos numa lanchonete e minha mãe me ligou avisando que a TV Escola tinha entrado em contato com ela e avisado que eu tinha sido a ganhadora. Fiquei muito contente e comemorei a notícia com todos que estavam na lanchonete”, conta.

 

Com o título de “Besourinha”, o roteiro foi baseado em fatos reais e contou com o apoio do professor de Artes do câmpus, Gerson Witte. “Contatei a Sarah ao tomar conhecimento deste concurso, pois nos últimos semestres ela se destacou pelo talento em contar boas histórias, tanto em texto quanto com desenhos. Então discutimos as exigências do concurso e orientei o trabalho roteirizado por ela. Mas além das exigências do edital, ela também criou um story-board da história”, explica.

 

Nesta quarta-feira (26), Sarah e os colegas que auxiliarão na produção do curta-metragem viajaram para o Rio de Janeiro para a primeira etapa da elaboração do trabalho, onde participarão de uma oficina com os profissionais da TV Escola. Após a oficina, os estudantes realizarão a pré-produção do filme e, entre 7 e 10 de abril, ocorrerão as gravações com apoio dos profissionais. Veja a agenda das etapas de produção ao final da matéria.

 

Segundo o professor Witte, a conquista de Sarah tem o apoio da coordenadoria do curso e dos demais servidores, que se dispuseram a colaborar para as filmagens. “É importante esta consciência de que a educação profissionalizante e técnico do IFSC também envolve a cultura e a produção artística”, destaca.

 

Trabalhar com cinema nunca esteve entre os planos de Sarah, que sonha em ser quadrinista profissional. Porém, graças à oportunidade representada pelo prêmio, ela está disposta a conhecer esta outra área das artes. “Quero viver esta experiência e aprender o máximo a partir dela, mas pretendo continuar me esforçando muito para alcançar meu sonho”, afirma.

 

Conheça os participantes do projeto:

- ganhadora do roteiro: Sarah Hellen Vieira, de 16 anos, do 4º módulo do curso técnico integrado em Informática

- professor-orientador: Gerson Witte

- equipe: Luís Henrique da Rosa Pagliarini (3º módulo do curso, responsável pela cinegrafia e fotografia), Eduardo Erik Trojan (3º módulo, responsável pelo som), Germano Denardi Nehring (3º módulo, responsável pela produção) e Daniel Mello Konflanz (5º módulo, responsável pela edição)

 

Cronograma da produção do curta-metragem

Chegada ao Rio de Janeiro - 26/03

Oficina - de 27 a 30 de março

Volta a Chapecó - 31/03

Pré-produção do curta pelos alunos em Chapecó - até 04/04

Chegada da equipe da TV Escola a Chapecó - 05/04

Gravações - de 07 a 10 de abril

Viagem a Brasília - 11/04

Edição e finalização em Brasília - 12 e 13 de abril

Volta a Chapecó - 14/04

 

Clique aqui e confira o story-board do curta “Besourinha”.

 

CÂMPUS CHAPECÓ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.