O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos da Apae de Canoinhas participam de curso de viveirista no IFSC

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 06 abr 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

Adubar a terra, produzir mudas, construir uma estufa, conhecer diversos tipos de árvores e flores são algumas das lições aprendidas por 14 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canoinhas que participam do curso de Viveirista, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

O curso já é ofertado para a comunidade em geral, com aulas aos sábados, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A turma da Apae é a primeira formada por pessoas com necessidades especiais. São alunos de 18 a 39 anos de idade, que apresentam algum grau de deficiência intelectual. As aulas são ministradas três vezes por semana, no período da manhã.

 

A orientadora da Apae, Áurea Kruger Straubel, explica que o curso oferecido pelo IFSC coincidiu com a implantação do Projeto Espaço Verde, que visa envolver os alunos na ornamentação e no cuidado do jardim da escola. Algumas das mudas produzidas no Câmpus Canoinhas do IFSC serão replantadas pelos próprios alunos no jardim da Apae. “Além disso, é uma oportunidade de inclusão dos alunos no mercado de trabalho formal e informal. Eles poderão ajudar em casa, fazer o jardim e incentivar os familiares”, completa Áurea.

 

“Gosto de todo mundo aqui, já aprendi muita coisa. Queria fazer outro curso depois”, conta a aluna Diana Leal de Barros. “Estou aprendendo muito sobre as plantas, já estou cuidando das plantas em casa”, conta Antenor Otávio Dias Paula. No primeiro dia de curso, Diana, Antenor e os colegas ganharam uma muda de flor cada um para plantar em casa.

 

Além dos alunos, duas professoras também estão participando do curso, Lucimara Ferreira e Sandra Mara Pereira. Elas auxiliam a turma nas atividades, nas viagens e visitas de estudo e vão coordenar o plantio das flores e árvores na Apae. Para elas, está sendo uma oportunidade para os alunos se sentirem valorizados e adquirirem novas experiências.

 

A professora da turma e coordenadora do curso técnico em Agroecologia, Cristina Duda de Oliveira, explica que o atendimento aos alunos da Apae exige uma metodologia de ensino diferenciada, o que está representando um novo aprendizado também para os professores do IFSC. Outra turma poderá ser formada, com o mesmo tema ou ainda em outra área. Ainda há a possibilidade de incluir alunos com deficiência nas turmas regulares do Pronatec, de acordo com o interesse de cada um.

 

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.