O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos participam de simulação inédita na Semana da Enfermagem

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 14 mai 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:40

 

Os alunos do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville participaram de uma atividade diferente nesta quarta-feira, dia 14. O dia foi dedicado às comemorações do Dia da Enfermagem, 12 de maio. Pela manhã, eles participaram da simulação de atendimento a múltiplas vítimas de um incêndio, orientados por instrutor e por professores. 

 

Alunos de outras turmas participaram como voluntários, “vítimas” de um incêndio fictício na cantina do Câmpus. Os estudantes deixaram a sala de aula e munidos de macas e outros equipamentos tiveram de “salvar” os feridos. “Foi bem inesperado. Quando a professora nos chamou, sabíamos que ia ter alguma coisa, mas não tínhamos certeza do quê. Foi muita adrenalina, com certeza acrescentou muito”, afirma o estudante da quarta fase de Enfermagem, Vanderlei Eduardo dos Santos.

 

O instrutor Maicon Rodrigo Schroeder, do Sistema de Ensino e Treinamento em Emergências (Setem), durante todo o tempo orientou os alunos e voluntários para que a atividade fosse realizada da forma mais próxima de uma situação real de salvamento. Após a simulação, conversou com todos sobre os erros e acertos cometidos e esclareceu dúvidas. “Os alunos precisam entender que o atendimento pré-hospitalar não deve ser tratado como algo que não dá resultado. Se o básico é bem feito, as chances de sucesso são muito maiores”, afirma.

 

“A Enfermagem é a mais bela das artes”

 

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes”. Com estas palavras de Florence Nightingale, a professora Ondina Machado de Marichal fez seu discurso na abertura da Semana da Enfermagem.

 

Uma das fundadoras do curso e da Escola Técnica de que deu origem ao Câmpus Joinville, Ondina aposentou-se em abril deste ano, após quase 20 anos de atividades na instituição. Ela foi homenageada por professores e alunos.

 

Para a coordenadora da programação, professora Joanara Winters, a “homenagem foi muito justa. A professora Ondina tem muita bagagem, tanto na educação quanto na enfermagem. É um exemplo para nós”.

 

Palestras abordam a ética na pesquisa

 

Orientar os alunos da segunda e da terceira fase do curso de Enfermagem sobre a ética na pesquisa foi o objetivo de duas palestras realizadas no período da tarde. A médica Mônia Simões e o psicólogo Gerson Hermes de Souza, integrantes do Comitê de Ética do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, conversaram com os alunos.

 

Mona abordou a questão da ética na pesquisa com seres humanos, relatando casos verdadeiros de falta de ética em pesquisa. Segundo ela, toda a pesquisa deve respeitar alguns princípios básicos, como o direito à privacidade, à informação e ao consentimento livre e esclarecido dos pacientes.

 

Gerson esclareceu os alunos sobre a composição e funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa e deu dicas sobre o preenchimento adequado da Plataforma Brasil, sistema gratuito de gerenciamento de projetos de pesquisa na área da saúde.

 

“Os alunos da segunda e da terceira fases estão elaborando seus projetos de pesquisa, por isso eles precisam entender a importância do processo de se elaborar o projeto dentro das normas e com aval do Comitê de Ética”, completa a professora Joanara.

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.