O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Clube de Astronomia de Araranguá promove ciclo de palestras Carl Sagan

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 14 mai 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:40

 

O Clube de Astronomia de Araranguá (CA²) promove, de 19 de maio a 30 de junho, o ciclo de palestras Carl Sagan. Os encontros serão realizados sempre às segundas-feiras, no período noturno, no auditório novo do Câmpus Araranguá do IFSC. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral.  

 

O coordenador do CA² e professor de Física do Câmpus Araranguá, Felipe Damasio,  a intenção é que o evento aconteça uma vez por semestre, sempre com um homenageado diferente. “O objetivo é fazer divulgação científica para a comunidade do extremo sul catarinense, que não tem muitas oportunidades de participar de atividades desta natureza”, explica. 

 

Em sua primeira edição, o ciclo de palestras homenageia o astrônomo americano Carl Sagan que foi um dos maiores divulgadores científicos do século XX e apresentador da série de televisão “Cosmos”, veiculada no Brasil na década de 80. Durante os sete encontros, os membros do CA² apresentarão alguns episódios da série e em seguida discutirão com maiores detalhes assuntos abordados no episódio. 

 

Segundo Felipe, os membros do CA² escolheram os episódios da série que abordam temas mais atraentes para o público em geral, que não possui tanto conhecimento em Astronomia ou Física. Na primeira palestra, que acontece na próxima segunda-feira (19) e terá como tema “Os limites do oceano cósmico”, será discutido de que forma, no antigo Egito, foi possível medir com tanta precisão o raio da Terra. 

 

Confira abaixo os episódios que serão exibidos nos próximos encontros e qual será a discussão em cada um deles:

 

26 de maio - Os segredos de Marte

Discussão: é possível terrificar planetas? Algum dia será possível um ser humano morar fora do planeta Terra?

 

2 de junho - Quem pode salvar a Terra? 

Discussão: o aquecimento global é ou não provocado pelo homem? Podemos fazer algo para evitar que o clima da Terra se altere drasticamente?

 

9 de junho - A harmonia dos mundos

Discussão: um dos maiores cientistas da história será o tema dessa palestra. Johannes Kepler é conhecido não  só por suas grandes descobertas científicas, mas também por sua vida marcada pela pobreza e pelas tragédias pessoais. 

 

16 de junho - Viagem no espaço e no tempo

Discussão: buscará desmistificar a ideia de gênio “perfeito” relacionada com frequência a Albert Einstein, trazendo fatos sobre sua vida, seus pensamentos e teorias, fugindo assim do senso comum e da ideia de que cientistas são seres muitos diferentes. 

 

23 de junho - A vida das estrelas

Discussão: quem nunca olhou para um céu cheio de estrelas, aquela imensidão aparentemente sem fim, e se perguntou de onde vieram? O que são, afinal, as estrelas? Do que são feitas? Por que brilham? As estrelas nascem e morrem? Os buracos negros já foram estrelas brilhantes? As estrelas variam de cor? Afinal o que é um elemento radioativo? O que é fissão? O que é fusão nuclear? 

 

30 de junho – O limiar da eternidade

Discussão: por fim, serão discutidos os caminhos da ciência no século XXI e os desafios que o empreendimento científico enfrenta na contemporaneidade.

 

CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.