O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC realiza 21ª Mostra Design na última semana de maio

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 20 mai 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:40

 

A 21ª Mostra Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será realizada de 27 a 29 de maio no Câmpus Florianópolis. O evento é organizado pelos alunos de Gestão do Design, do curso superior de tecnologia em Design de Produto. A mostra, realizada semestralmente, tem como objetivo divulgar os estudos e trabalhos realizados pelos graduandos do curso e, nesta edição, tem o título (Des)Matéria Ressonante.

 

Também serão debatidos temas pertinentes à formação e atualização dos acadêmicos. Segundo a estudante Betina Schmitt, uma das organizadoras da Mostra, outro objetivo é a integração entre alunos, professores e profissionais do universo do Design. “Esta edição trará palestras com reflexões e debates sobre o tema da desmaterialização no Design e no consumo, cases de indústrias e empresas de serviços, oficinas para experimentações com imagens e os sentidos, performance artística e exposição de trabalhos dos alunos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula”, explica Betina.

 

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Exceto para a exposição, que estará na entrada do Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950), é necessária inscrição para participar das atividades. As inscrições podem ser feitas na hora, durante o evento, no próprio hall do câmpus. 

 

Saiba mais sobre o evento e acompanhe a programação na página oficial da Mostra no Facebook. Abaixo, o texto de apresentação divulgado pela comissão organizadora:

 

(DES)Matéria Ressoante

 

Estamos cercados de tantas coisas, criamos e consumimos tantos novos artefatos diariamente que, com frequência, nos esquecemos de que nosso mundo - e o Design - vai além do que pode ser visto ou tocado. A 21ª Mostra Design do IFSC, com o tema (DES)Matéria Ressonante, veio lembrá-lo disso.

 

Por questões econômicas, ambientais ou simplesmente estéticas, objetos e ambientes são encolhidos em tamanho, produzidos com menos materiais, substituídos por serviços ou transportados para o meio digital. Movimentos em prol de viver com menos e simplificar a vida ganham força na contramão do consumo exacerbado, da complexidade da sociedade, do excesso de informação e de lixo. Parte crescente de nossas vidas está imersa nos ambientes virtuais, nos quais construímos e lidamos com outra noção de espaço e tempo, forma de expor e perceber a realidade, linguagem, hábitos - para alguns, recriados. Imagens são consumidas, conceitos são a essência das coisas, a experiência é o verdadeiro produto e o intangível é o grande determinante de valor. Convivemos com a efemeridade de quase tudo e, frequentemente, a desejamos. Nem a matéria que pensamos tocar é sólida, pois conforme nos dizem hoje os cientistas, os átomos são feitos de muito vazio e energia. A física quântica sugere conexões poderosas e invisíveis entre elementos do universo, que entram e ressonância e geram efeitos no visível, assim como nossas conexões sociais mais palpáveis fomentam ideais e potencializam transformações. 

 

Nem tudo são conclusões irrefutáveis. Há quem questione que estejamos realmente desmaterializando produtos - pelo contrário, acumulamos cada vez mais matéria, inclusive para produzir serviços e dar conta do meio digital. O pós-industrial e o pós-modernos nada mais seriam do que o mesmo "industrial" e o mesmo "moderno" reforçados, potencializados. O mundo quântico exige ainda pesquisas e um entendimento do que parece estar além da nossa compreensão. A percepção e a compreensão do intocável, do invisível são únicas para cada um de nós.

 

Cada designer, à sua maneira, materializa o imaterial na forma de um objeto, pronto para ser desmaterializado e rematerializado. Nada é absoluto, nada é concreto, mas venha refletir sobre a (DES)Matéria na 21ª Mostra Design do IFSC e permita que as ideias ressoem.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.