O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos de Gestão Hospitalar conhecem teoria e prática sobre o Programa Mais Médicos

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 02 jun 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:41

 

O auditório do Câmpus Joinville ficou pequeno para receber os alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, reunidos para o seminário sobre “O Programa Mais Médicos na região de Joinville”, realizado dia 28 de maio. Além das gestoras do Programa no município e na Gerência Regional de Saúde, os alunos conversaram com um médico participante do Programa, o espanhol Jose Carlos Becerra.

 

O seminário iniciou-se com a apresentação do histórico do Programa pela apoiadora da Atenção Básica da 23ª Gerência Regional de Saúde (Gersa) – Joinville, Mayella Soares. Segundo ela, o debate com os alunos é útil para esclarecer os mitos acerca do Programa Mais Médicos. “Muitos ainda não conhecem as diretrizes do Programa”, afirma.

 

Mayella apresentou a legislação do Programa e algumas estatísticas, como por exemplo que atualmente Santa Catarina tem 1,69 médicos para cada mil habitantes, abaixo da média nacional, que é de 1,8 mil. Ela lembra que o Mais Médicos é um programa mais amplo que a contratação de médicos estrangeiros, pois prevê também a melhoria da formação de profissionais no Brasil, entre outras ações voltadas ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

 

A coordenadora do Programa Mais Médicos na Secretaria de Saúde, Márcia da Rosa, lembrou que Joinville recebe médicos estrangeiros desde antes do surgimento do Programa, sendo que há um profissional que está na cidade há mais de 15 anos. Atualmente, Joinville conta com 15 médicos do Programa. Ela informou que, com a vinda dos estrangeiros, aumentou o atendimento nos postos de saúde e as visitas domiciliares.

 

O médico espanhol Jose Carlos Becerra foi o último a se apresentar e o que mais recebeu perguntas do público, que extrapolou o horário estabelecido para o debate. Ele contou que veio ao Brasil para conhecer as condições de desenvolvimento da atenção primária à saúde em um país que ainda não conhecia. “Eu esperava encontrar uma pior condição social. Diziam que o Brasil era perigoso, pobre, mas não é o caso de Joinville. A situação sociocultural e demográfica daqui é muito parecida com a Europa”, destaca.

 

O médico, que já atuou em várias regiões da Espanha, além de Portugal, Nicarágua e Cuba, está em Joinville desde novembro de 2013. Ele atende no bairro Boa Vista, no Centro de Saúde Bakitas, e aceitou o convite dos alunos por ter especialização em gestão hospitalar e por gostar do convívio e da troca de ideias. “Como fui indicado, achei essa indicação agradável e por isso estou aqui”, completa.

 

Ele explicou aos alunos como a Espanha, seu país de origem, implantou o sistema público de atendimento em saúde. Também esclareceu diversas dúvidas sobre o funcionamento do Programa e sobre as diferenças encontradas no Brasil e nos outros países onde atuou.

 

O debate foi organizado pelos alunos do segundo módulo de Gestão Hospitalar, com a supervisão das professoras Andréa Heidemann e Caroline Orlandi Brilinger. A aluna Juliana de Moraes Lickfedt conta que o tema foi escolhido por estar em alta nas discussões da gestão em saúde. “Estamos estudando economia e não entendíamos muito sobre o Programa. Assuntos como esse fazem parte do dia a dia da nossa profissão”, completa.

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.