O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Caçador apoia campanha pela implantação da UFFS no município

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 24 jul 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:43


Professores e técnicos do Câmpus Caçador do IFSC devem concluir até 30 de agosto as melhorias no estudo que defende a implantação de um câmpus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no município. O estudo inicial, apresentado em audiência pública no dia 3 de julho, foi elaborado pela equipe do IFSC e por representantes de diversas entidades de Caçador que apoiam a instalação da UFFS. “Em geral, nossa apresentação foi considerada excelente, mas vamos incrementar alguns dados antes de fazer a entrega oficial à UFFS”, explica Pierry Teza, professor do Câmpus Caçador e um dos autores do estudo.

A possibilidade de a UFFS instalar-se em Caçador tornou-se concreta a partir da divulgação do Plano de Expansão Externa da instituição, que atua na grande fronteira do Mercosul e seu entorno, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Caçador no dia 28 de abril, a Reitoria da UFFS apresentou os pontos a serem considerados para a decisão de onde implantar novos câmpus. A partir dessa audiência, a Câmara verificou a necessidade de se realizar um trabalho técnico que reunisse dados sobre o município que justificassem a instalação da instituição federal de ensino superior no local, apontando os benefícios para toda a região.

O relatório apresentado no início de julho apresenta um estudo de oferta e demanda, um estudo de infraestrutura e o compromisso do poder público municipal para a implantação do câmpus em Caçador. A equipe de professores e técnicos do IFSC atuou no grupo de trabalho que elaborou o estudo de oferta e demanda e trabalha agora no aprofundamento de aspectos relativos à inserção dos egressos dos cursos propostos no mercado de trabalho. A área de abrangência do estudo envolve um total de 55 municípios – 14 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e outros da região meio-oeste -, considerados área potencialmente beneficiada com a implantação de um câmpus da UFFS em Caçador.

“Nós entendemos que uma universidade vai ajudar no desenvolvimento regional, e o IFSC tem esse compromisso com o município”, afirma o diretor do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina. “Por isso assumimos esse compromisso de ajudar a prefeitura e outras entidades a elaborar a proposta e apresentar à UFFS”, acrescenta. Como resultado do estudo de oferta e demanda, os cursos propostos para implantação até 2020 são Administração Pública, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e Serviço Social. Até 2025, a proposta prevê a oferta de cursos de licenciatura, em áreas ainda a definir.

Outros municípios também pleiteiam a instalação do câmpus da UFFS, que deve anunciar o local escolhido em 2015.

CÂMPUS CAÇADOR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.