O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Primeira intercambista do Câmpus Gaspar embarca na próxima semana

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 11 ago 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:43


Aos 18 anos, Jaqueline da Silva Scharf sempre quis trabalhar com pesquisa na área de bioquímica e biomedicina. Foi isso que a motivou a estudar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atualmente faz o curso técnico integrado em Química no Câmpus Gaspar. Na próxima semana, a aluna embarca para a Argentina onde participará de um intercâmbio estudantil pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Mais que uma conquista pessoal, Jaqueline representa uma conquista para o Câmpus Gaspar já que será a primeira intercambista do câmpus.

 

Enquanto arruma as malas para a viagem, a estudante é só empolgação. “Como estarei trabalhando na área que mais gosto, minhas expectativas são enormes”, conta. Jaqueline diz que que pretende se dedicar para aproveitar essa oportunidade. “Sei que será um desafio, mas pretendo dar o máximo de mim e trazer para o Instituto toda a experiência que o intercâmbio e a pesquisa me trarão”, destaca. 

 

A aluna embarca no dia 18 de agosto para Villa Maria, na Argentina. Durante três meses, desenvolverá um projeto de pesquisa na Universidad Nacional de Villa Maria, juntamente com a estudante do curso técnico integrado em Química do Câmpus Florianópolis, Paula Ferreira, também selecionada para a sexta edição do Propicie. 

 

Jaqueline irá trabalhar em projetos paralelos que envolvem a aplicação de quitosano, um polissacarídeo produzido por meio da quitina. “O primeiro projeto visa a aplicação do quitosano no recobrimento de alimentos e preservação dos mesmos. O segundo visa a microencapsulação de flavonoides em quitosano para a posterior aplicação das microcápsulas em modelos de inflamação intestinal”, explica.

 

Apesar de já ter viajado a turismo para o Paraguai e a Argentina, essa será a primeira experiência de intercâmbio da aluna, que conta com total apoio da família. “Meus pais estão me ajudando com a documentação e estão muito felizes por saber que estou tendo essa oportunidade”, ressalta.

 

Intercâmbio no IFSC

 

Jaqueline foi uma das estudantes selecionadas pelo  Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC. Clique aqui e leia a matéria que foi divulgada sobre o assunto.

 

Alunos do IFSC que quiserem mais informações sobre intercâmbio – tanto pelo Propicie quanto pelo Ciência sem Fronteiras - devem acompanhar as chamadas na área de Intercâmbio Estudantil publicadas no Portal do IFSC. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail para assint@ifsc.edu.br ou pelo telefone 48 3877 9053.

 

Assista abaixo a uma matéria da IFSCTV sobre as oportunidades de intercâmbio oferecidas pelo IFSC a seus alunos. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=y5-vqaqJGW4 

CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.